Versão mobile

Confusão na UFSC

Documentos mostram que UFSC permitiu acesso da Polícia Federal para investigar tráfico de drogas no campus

Reitora designou, em 2013, diretor de segurança para atuar nos levantamentos "in loco"

26/03/2014 | 18h36

Documentos de 2013 a que o Diário Catarinense teve acesso mostram que a Polícia Federal (PF) tinha permissão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para entrar no campus e investigar o tráfico de drogas.

::: "A PF não pode entrar no campus sem meu aval", garante a reitora
::: Confronto entre alunos e policiais faz da UFSC um campo de guerra
::: Entenda como ocorreu e quais foram os desdobramentos da confusão

As informações constam em ofícios trocados entre julho e agosto do ano passado pela PF com a reitora Roselane Neckel e em um termo de declarações do chefe de gabinete da reitoria, Carlos Antonio Oliveira Vieira.

Em ofício de número 708/2013, de 12 de agosto de 2013, a reitora Roselane Neckel indica para auxiliar nos levantamentos "in loco" o diretor do Departamento de Segurança, Leandro Luiz Oliveira.

A permissão da UFSC para a entrada no campus e investigação do tráfico consta em termo de declarações do dia 29 de agosto de 2013, assinado pelo chefe de gabinete da reitora, Carlos Antonio Oliveira Vieira, em visita dele à PF.

De acordo com a PF, além do chefe de gabinete estavam na visita a reitora e o procurador federal da UFSC César Dirceu Obregão Azambuja.

Vieira diz que "recebeu informações de que há, infelizmente, a prática de tráfico e uso de entorpecentes no campus da referida universidade, que solicitou o apoio ao Departamento de Polícia Federal para que, em conjunto com a Deseg /UFSC tente coibir tal prática criminosa; que delegada competência, permite o acesso ao campus da referida universidade por parte da Polícia Federal, inclusive de instalações física, se necessário para o trabalho de investigação".

Os documentos fazem parte do inquérito policial aberto pela PF, em Florianópolis, em maio de 2013, para investigar denúncia da existência de tráfico de drogas dentro do campus.

O delegado Thiago Monjardim Santos pede à reitora no ofício inclusive informações sobre supostas pessoas envolvidas, potenciais locais de uso e revenda de drogas ilícitas.

A investigação nasceu a pedido do procurador da República Roger Fabre, que encaminhou à Polícia Federal denúncia anônima sobre a existência da venda e consumo de entorpecentes dentro do campus.

Até a tarde desta quarta-feira, não havia informações da UFSC se esses documentos continuam em vigor ou foram revogados no transcorrer do inquérito policial. Os policiais federais afirmam que agiram na UFSC em diligência nessa investigação de 2013, que ainda está em andamento.

O que diz a UFSC:

Procurada pelo DC, a reitoria confirma que havia autorização para a PF conduzir investigações contra o tráfico de drogas no campus da UFSC com auxílio do Departamento de Segurança da instituição.

Mas, ressalta que em nenhum momento o documento que foi assinado em agosto de 2013 trata de operações armadas dentro da universidade com repressão a usuários de drogas.

Ainda informa que durante as reuniões realizadas ano passado, quando a PF e a UFSC tratavam do assunto, ficou acordado verbalmente que não poderia haver nenhuma utilização de força física policial dentro do campus.

O argumento utilizado pela reitora na ocasião foi de que um traficante abordado poderia reagir e por em risco a vida de estudantes, professores, membros da comunidade acadêmica e crianças que frequentam o campus.

* Colaborou Luis Antonio Hangai

:: Confira os documentos a que o DC teve acesso



Veja imagens do dia no campus da UFSC:

Notícias Relacionadas

Confusão na UFSC 26/03/2014 | 18h52

Estudantes da UFSC afirmam que só deixarão reitoria quando reivindicações forem atendidas

Alunos pedem anulação de documento de 2013 que permite entrada de policiais no campus a partir de qualquer chamada

Conflito entre instituições 26/03/2014 | 16h49

Reitora da UFSC diz estranhar comportamento do superintendente da PF

“Eu não estou entendendo essa postura, provavelmente é desconhecimento” diz Roselane Neckel

Confusão na UFSC 26/03/2014 | 14h43

Alunos listam reivindicações para apresentar à reitora da UFSC

Entre os pedidos há a legalização de festas no campus e punição dos policiais envolvidos

Violência 25/03/2014 | 22h40

Confronto entre estudantes e policiais transforma UFSC em campo de guerra

Confusão no campus da universidade em Florianópolis resultou em cinco presos e dois feridos

Confusão na UFSC  25/03/2014 | 16h38

Tumulto na UFSC entre policiais militares, federais e estudantes resulta em cinco prisões

Confusão teria começado por causa de um estudante fumando maconha no bosque da universidade

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.