Versão mobile

Dois anos depois

Dupla acusada de matar empresário e dois adolescentes em janeiro de 2012 tem julgamento popular marcado em Caxias

Luciano Dickel Boles e Lucas Eduardo Macedo dos Santos já haviam confessado o crime à Polícia Civil

11/03/2014 | 11h06
Dupla acusada de matar empresário e dois adolescentes em janeiro de 2012 tem julgamento popular marcado em Caxias Ronald Mendes/Agencia RBS
Luciano Dickel Boles discutiu com ex-patrão antes de matá-lo Foto: Ronald Mendes / Agencia RBS
Está marcado para 22 de maio, às 9h, na 1ª Vara Criminal de Caxias do Sul, o julgamento popular de Luciano Dickel Boles, 33 anos, e Lucas Eduardo Macedo dos Santos, 24. A dupla é acusada de matar o empresário Gilson Hilman Fernandes, 45, do filho dele, Vinícius Maciel Fernandes, 14, e do seu colega de escola Germano Ioris de Oliveira, 13.

>> Corpos foram encontrados em precipício em Santa Lúcia do Piaí
>> Assassino confesso revela detalhes do triplo homicídio


Os assassinatos ocorreram em 24 de janeiro de 2012, na casa do empresário, em São Luiz da 6ª Légua. Boles e Santos, ex-funcionários de Fernandes, já haviam confessado o crime à Polícia Civil. Eles foram demitidos após terem o plano de montar uma indústria concorrente a do então patrão descoberto. Os criminosos tiveram a prisão preventiva decretada e estão recolhidos na Penitenciária Regional de Caxias. A pena para homicídio qualificado varia de 12 a 30 anos de prisão.

>> Germano havia visitado amigo para entregar presente de aniversário

De acordo com o inquérito, naquela noite, a intenção dos ex-funcionários de Fernandes era apenas acertar a diferença salarial de uma rescisão trabalhista. Entretanto, o empresário discutiu com a dupla. Boles, então, optou por matar o ex-patrão com a ajuda de Santos. Os meninos foram mortos para que não houvesse testemunhas.

ENTENDA O CASO

25 de janeiro de 2012, quarta-feira

:: Na manhã de quarta-feira, a Brigada Militar e a Polícia Civil começam as buscas ao empresário Gilson Fernandes, 44 anos, ao filho dele, Vinicius, 15, e ao amigo do garoto, Germano Ioris de Oliveira, 13. Os três foram vistos pela última vez na noite de terça-feira. Desde então, não mantiveram mais contato com amigos ou familiares. Funcionários da empresa de Fernandes decidem arrombar os portões da casa e da empresa, em São Luiz da 6ª Légua, região do bairro Cruzeiro, e encontram os móveis da residência e da empresa revirados. O utilitário Kangoo é encontrado no final da tarde no bairro Jardim América.

26 de janeiro de 2012, quinta-feira
:: A Brigada Militar e a Polícia Civil concentram as buscas no interior de Caxias do Sul. Nada é encontrado na quinta-feira. Agentes de todas as delegacias de Caxias auxiliam nas buscas.

27 de janeiro de 2012, sexta-feira
:: Familiares, amigos e conhecidos se mobilizam nas redes socias compartilhando informações e fotos para ajudar na localização do empresário e dos dois adolescentes.

:: No final da tarde, a Brigada Militar localiza os três corpos em um lixão no interior, em Santa Lúcia do Piaí, a cerca de 14 quilômetros da moradia do empresário.

:: Preso como suspeito na tarde de sexta-feira, Lucas Eduardo Macedo dos Reis, 22, ex-funcionário de Fernandes, é levado até a Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas para prestar depoimento. Na casa dele, a polícia encontra um tênis sujo de sangue e objetos roubados da casa do empresário.

:: Preso, Reis admite a co-autoria dos assassinatos, revela o envolvimento de um amigo com o qual dividia um apartamento no bairro De Zorzi e indica aos policiais militares onde os corpos das vítimas foram jogados. Segundo a versão dele em depoimento, o empresário e os adolescentes foram asfixiados até a morte na noite de terça na moradia de Fernandes.

:: Retirados na noite de sexta-feira do local onde foram atirados, os corpos são levados para o Departamento Médico Legal (DML).

28 de janeiro de 2012, sábado
:: Com os corpos liberados do DML, os velórios de pai e filho e do adolescente amigo da família começam na tarde de sábado.

:: No velório de Germano Ioris de Oliveira colegas de escola prestam homenagem ao garoto, rezando e lendo mensagens de apoio aos familiares. O corpo dele é cremado no Crematório São José.

:: Na comunidade de São Luiz da 6ª Légua, o pai Gilson Fernandes e o filho Vinicius são velados juntos na igreja. Dezenas de amigos, parentes e moradores da comunidade comparecem ao velório e fazem orações. Os corpos são enterrados no cemitério da comunidade.

:: A Polícia agora está em busca do suspeito que seria o mentor do caso, que permanece foragido. Ele está com a prisão preventiva decretada pela Justiça 29 de janeiro, domingo

:: Em depoimento ainda na sexta-feira, Lucas Eduardo Macedo dos Reis revela que ele e o amigo, que está foragido, queriam incriminar outras pessoas, abandonado o Kangoo em um bairro distante de onde aconteceu o crime e espalhando documentos de outros funcionários de Fernandes com alguns objetos tirados da casa, para comprometê-los e despistar a polícia.

30 de janeiro de 2012, segunda-feira
:: Luciano Dickel Boles, 31 anos, apontado como mentor do triplo homicídio é preso em Santa Maria. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça depois que o comparsa dele, Lucas Eduardo Macedo dos Reis, 22, confessou o crime e indicou onde os corpos das vítimas foram jogados.

31 de janeiro de 2012, terça-feira
:: Boles chega a Caxias do Sul na madrugada para prestar depoimento. Há quase um ano, ele saía da pequena Dezesseis de Novembro, perto de São Luiz Gonzaga, nas Missões. A convite do empresário, se instalou em Caxias para trabalhar e chegou a morar ao lado da casa de Fernandes por seis meses.

:: Em depoimento, durante a tarde, Boles confessou a autoria do crime que teve participação do amigo dele, Lucas Eduardo Macedo dos Reis, 22.

7 de novembro de 2012, quarta-feira
:: Luciano Dickel Boles, 31 anos, e Lucas Eduardo Macedo dos Reis, 22, foram pronunciados pela juíza Milene Dal Bó e devem ser levados a júri popular

Notícias Relacionadas

Triplo homicídio 07/11/2012 | 13h59

Dupla é pronunciada pela morte de empresário e de duas crianças, em Caxias do Sul

A defesa dos réus recorreu à sentença e o processo passa por análise no Tribunal de Justiça

Crime chocante na Serra 28/01/2012 | 07h14

Assassino confesso revela detalhes de triplo homicídio de empresário e adolescentes em Caxias

Para Polícia Civil, mortes de empresário e dois adolescentes foram premeditadas

Triplo assassinato na Serra 28/01/2012 | 06h59

Horário dos velórios de empresário e adolescentes assassinados não estão definidos em Caxias do Sul

Eles estavam desaparecidos deste terça-feira

Comoção na Serra 28/01/2012 | 04h49

Garoto assassinado junto a pai e filho havia visitado o amigo para entregar presente de aniversário

Ex-empregado confessou participação no assassinato de empresário, filho de 15 anos e amigo de 13 anos em Caxias do Sul

27/01/2012 | 20h37

Suspeito de matar empresário e adolescentes desaparecidos em Caxias chega à Defrec

Lucas Eduardo Macedo dos Reis, 22 anos, foi funcionário da empresa da vítima

27/01/2012 | 20h26

BM confirma localização dos corpos do empresário e dos adolescentes desaparecidos em Caxias

Ex-funcionário de empresário é suspeito de matar Fernandes e dois garotos

Triplo assassinato na Serra 27/01/2012 | 18h44

Corpos são encontrados no interior de Caxias do Sul

Empresário e dois adolescentes estavam sumidos desde terça

27/01/2012 | 10h23

BM de Caxias continua buscas no interior para encontrar empresário e adolescentes desaparecidos

Agentes de todas as delegacias da cidade também permanecem mobilizados

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.