Versão mobile

Dois anos depois

Dupla acusada de matar empresário e dois adolescentes em janeiro de 2012 tem julgamento popular marcado em Caxias

Luciano Dickel Boles e Lucas Eduardo Macedo dos Santos já haviam confessado o crime à Polícia Civil

11/03/2014 | 11h06
Dupla acusada de matar empresário e dois adolescentes em janeiro de 2012 tem julgamento popular marcado em Caxias Ronald Mendes/Agencia RBS
Luciano Dickel Boles discutiu com ex-patrão antes de matá-lo Foto: Ronald Mendes / Agencia RBS
Está marcado para 22 de maio, às 9h, na 1ª Vara Criminal de Caxias do Sul, o julgamento popular de Luciano Dickel Boles, 33 anos, e Lucas Eduardo Macedo dos Santos, 24. A dupla é acusada de matar o empresário Gilson Hilman Fernandes, 45, do filho dele, Vinícius Maciel Fernandes, 14, e do seu colega de escola Germano Ioris de Oliveira, 13.

>> Corpos foram encontrados em precipício em Santa Lúcia do Piaí
>> Assassino confesso revela detalhes do triplo homicídio


Os assassinatos ocorreram em 24 de janeiro de 2012, na casa do empresário, em São Luiz da 6ª Légua. Boles e Santos, ex-funcionários de Fernandes, já haviam confessado o crime à Polícia Civil. Eles foram demitidos após terem o plano de montar uma indústria concorrente a do então patrão descoberto. Os criminosos tiveram a prisão preventiva decretada e estão recolhidos na Penitenciária Regional de Caxias. A pena para homicídio qualificado varia de 12 a 30 anos de prisão.

>> Germano havia visitado amigo para entregar presente de aniversário

De acordo com o inquérito, naquela noite, a intenção dos ex-funcionários de Fernandes era apenas acertar a diferença salarial de uma rescisão trabalhista. Entretanto, o empresário discutiu com a dupla. Boles, então, optou por matar o ex-patrão com a ajuda de Santos. Os meninos foram mortos para que não houvesse testemunhas.

ENTENDA O CASO

25 de janeiro de 2012, quarta-feira

:: Na manhã de quarta-feira, a Brigada Militar e a Polícia Civil começam as buscas ao empresário Gilson Fernandes, 44 anos, ao filho dele, Vinicius, 15, e ao amigo do garoto, Germano Ioris de Oliveira, 13. Os três foram vistos pela última vez na noite de terça-feira. Desde então, não mantiveram mais contato com amigos ou familiares. Funcionários da empresa de Fernandes decidem arrombar os portões da casa e da empresa, em São Luiz da 6ª Légua, região do bairro Cruzeiro, e encontram os móveis da residência e da empresa revirados. O utilitário Kangoo é encontrado no final da tarde no bairro Jardim América.

26 de janeiro de 2012, quinta-feira
:: A Brigada Militar e a Polícia Civil concentram as buscas no interior de Caxias do Sul. Nada é encontrado na quinta-feira. Agentes de todas as delegacias de Caxias auxiliam nas buscas.

27 de janeiro de 2012, sexta-feira
:: Familiares, amigos e conhecidos se mobilizam nas redes socias compartilhando informações e fotos para ajudar na localização do empresário e dos dois adolescentes.

:: No final da tarde, a Brigada Militar localiza os três corpos em um lixão no interior, em Santa Lúcia do Piaí, a cerca de 14 quilômetros da moradia do empresário.

:: Preso como suspeito na tarde de sexta-feira, Lucas Eduardo Macedo dos Reis, 22, ex-funcionário de Fernandes, é levado até a Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas para prestar depoimento. Na casa dele, a polícia encontra um tênis sujo de sangue e objetos roubados da casa do empresário.

:: Preso, Reis admite a co-autoria dos assassinatos, revela o envolvimento de um amigo com o qual dividia um apartamento no bairro De Zorzi e indica aos policiais militares onde os corpos das vítimas foram jogados. Segundo a versão dele em depoimento, o empresário e os adolescentes foram asfixiados até a morte na noite de terça na moradia de Fernandes.

:: Retirados na noite de sexta-feira do local onde foram atirados, os corpos são levados para o Departamento Médico Legal (DML).

28 de janeiro de 2012, sábado
:: Com os corpos liberados do DML, os velórios de pai e filho e do adolescente amigo da família começam na tarde de sábado.

:: No velório de Germano Ioris de Oliveira colegas de escola prestam homenagem ao garoto, rezando e lendo mensagens de apoio aos familiares. O corpo dele é cremado no Crematório São José.

:: Na comunidade de São Luiz da 6ª Légua, o pai Gilson Fernandes e o filho Vinicius são velados juntos na igreja. Dezenas de amigos, parentes e moradores da comunidade comparecem ao velório e fazem orações. Os corpos são enterrados no cemitério da comunidade.

:: A Polícia agora está em busca do suspeito que seria o mentor do caso, que permanece foragido. Ele está com a prisão preventiva decretada pela Justiça 29 de janeiro, domingo

:: Em depoimento ainda na sexta-feira, Lucas Eduardo Macedo dos Reis revela que ele e o amigo, que está foragido, queriam incriminar outras pessoas, abandonado o Kangoo em um bairro distante de onde aconteceu o crime e espalhando documentos de outros funcionários de Fernandes com alguns objetos tirados da casa, para comprometê-los e despistar a polícia.

30 de janeiro de 2012, segunda-feira
:: Luciano Dickel Boles, 31 anos, apontado como mentor do triplo homicídio é preso em Santa Maria. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça depois que o comparsa dele, Lucas Eduardo Macedo dos Reis, 22, confessou o crime e indicou onde os corpos das vítimas foram jogados.

31 de janeiro de 2012, terça-feira
:: Boles chega a Caxias do Sul na madrugada para prestar depoimento. Há quase um ano, ele saía da pequena Dezesseis de Novembro, perto de São Luiz Gonzaga, nas Missões. A convite do empresário, se instalou em Caxias para trabalhar e chegou a morar ao lado da casa de Fernandes por seis meses.

:: Em depoimento, durante a tarde, Boles confessou a autoria do crime que teve participação do amigo dele, Lucas Eduardo Macedo dos Reis, 22.

7 de novembro de 2012, quarta-feira
:: Luciano Dickel Boles, 31 anos, e Lucas Eduardo Macedo dos Reis, 22, foram pronunciados pela juíza Milene Dal Bó e devem ser levados a júri popular

Notícias Relacionadas

Triplo homicídio 07/11/2012 | 13h59

Dupla é pronunciada pela morte de empresário e de duas crianças, em Caxias do Sul

A defesa dos réus recorreu à sentença e o processo passa por análise no Tribunal de Justiça

Crime chocante na Serra 28/01/2012 | 07h14

Assassino confesso revela detalhes de triplo homicídio de empresário e adolescentes em Caxias

Para Polícia Civil, mortes de empresário e dois adolescentes foram premeditadas

Triplo assassinato na Serra 28/01/2012 | 06h59

Horário dos velórios de empresário e adolescentes assassinados não estão definidos em Caxias do Sul

Eles estavam desaparecidos deste terça-feira

Comoção na Serra 28/01/2012 | 04h49

Garoto assassinado junto a pai e filho havia visitado o amigo para entregar presente de aniversário

Ex-empregado confessou participação no assassinato de empresário, filho de 15 anos e amigo de 13 anos em Caxias do Sul

27/01/2012 | 20h37

Suspeito de matar empresário e adolescentes desaparecidos em Caxias chega à Defrec

Lucas Eduardo Macedo dos Reis, 22 anos, foi funcionário da empresa da vítima

27/01/2012 | 20h26

BM confirma localização dos corpos do empresário e dos adolescentes desaparecidos em Caxias

Ex-funcionário de empresário é suspeito de matar Fernandes e dois garotos

Triplo assassinato na Serra 27/01/2012 | 18h44

Corpos são encontrados no interior de Caxias do Sul

Empresário e dois adolescentes estavam sumidos desde terça

27/01/2012 | 10h23

BM de Caxias continua buscas no interior para encontrar empresário e adolescentes desaparecidos

Agentes de todas as delegacias da cidade também permanecem mobilizados

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.