Versão mobile

Tragédia em Santa Maria

Engenheira que fez Plano de Prevenção da Kiss depõe nesta quarta-feira

Josy Maria Gaspar Enderle é considerada testemunha-chave pelo Ministério Público

12/03/2014 | 14h18
Engenheira que fez Plano de Prevenção da Kiss depõe nesta quarta-feira Lizie Antonello/Agência RBS
Foto: Lizie Antonello / Agência RBS

A engenheira Josy Maria Gaspar Enderle, responsável pela elaboração do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) da boate Kiss em 2009, será ouvida nesta quarta-feira, às 14h, na Auditoria da Justiça Militar de Santa Maria. Ela também fez o cálculo populacional que apontava que a boate comportava 691 pessoas.

A testemunha é considerada chave pelo Ministério Público no processo da boate Kiss em que oito bombeiros são acusados de crimes como inobservância da lei, prevaricação e insersão de declaração falsa em documento público.

Além de esclarecer como foi feito o plano, a testemunha também deverá falar sobre o encaminhamento do PPCI no 4º Comando Regional de Bombeiros (4º CRB).

Além disso, ela poderá falar sobre o encaminhamento de PPCIs no antigo sistema em era exigida a apresentação de projeto de prevenção e no Sistema Integrado de Gestão de Prevenção de Incêndio (Sigpi) implantado em Santa Maria em 2007.

Em depoimento à Polícia Civil em 21 de fevereiro de 2013, a engenheira disse que os dados do projeto que fez da Kiss foram lançados no Sigpi que gerou uma lista dos sistemas preventivos que deveriam ser instalados sem qualquer análise do projeto físico elaborado. Disse ainda que não participou da execução do projeto.

Mural: deixe sua homenagem às vítimas
As famílias antes e depois da Kiss

VÍDEO: familiares e amigos pintaram 242 figuras humanas no asfalto

>> zh.doc: as mães da Praça Saldanha Marinho

 

zh.doc: Para sempre Cinderelas



VÍDEO: a homenagem aos filhos de Santa Maria

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.