Versão mobile

Polêmica

Estátua de Nossa Senhora de Caravaggio, na rótula da RSC-453, em Farroupilha, será trocada

Protótipo está exposto no Impperia Shopping, em Farroupilha

07/03/2014 | 18h49

Correção: Diferentemente do que informou este site na reportagem "Estátua de Nossa Senhora de Caravaggio, na rótula da RSC-453, em Farroupilha, será trocada" (07/03/2014 - 6h32min), a foto não é a nova imagem de Caravaggio. A imagem é um protótipo de 1,5m feito pelos artistas plásticos Gilmar Pocai e Luciana Machado para decorar um espaço do Impperia Shopping. O novo protótipo da santa, também de 1,5m mas sem a coroa, foi desenvolvido em gesso, com cobertura em verniz e pintura especial. A foto foi removida.

Está a cargo do escultor Gilmar Pocai o desafio de criar uma nova estátua de Nossa Senhora de Caravaggio. A obra substituirá a polêmica representação da Santa às margens da RSC-453, rótula de acesso à Estrada dos Romeiros.

Inaugurada em 2008, a escultura nunca agradou a comunidade por conta dos traços considerados feios, e que não representariam a fé do povo serrano. Ela chegou a ser retocada pelo criador Ronaldo Chiaradia, mas ainda não satisfez os fiéis. 

— O que posso garantir é que o trabalho ficará bem melhor do que atual. Disso eu não tenho dúvidas — afirma o artista.

O protótipo da nova estátua está exposto no Impperia Shopping, em Farroupilha. É uma miniatura com pouco mais de um metro de altura, que compõe um ambiente de reflexão em pleno centro de compras. No protótipo, o rosto da santa se mostra mais delicado, com queixo e nariz proporcionais e menores, além do olhar que exibe piedade.

Nem Pocai, nem o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza, querem correr o risco de protagonizar nova polêmica. A dupla quer agradar  e investir em um símbolo permanente.

Por isso, a comunidade acompanhará o processo de criação. A partir do dia 26 de março, quem for a Caravaggio verá Pocai imerso na construção, dentro de um pavilhão improvisado na Esplanada do Santuário. O espaço será aberto ao público e palpites serão bem-vindos. O resultado final poderá ser visto em 8 de dezembro, data final estipulada no cronograma.

— Enquanto a imagem não estiver bela e não agradar a comunidade, ela não sai de lá — garante o artista.

A nova estátua terá seis metros de altura e custará R$ 76 mil, R$ 103 mil a menos do que a atual. A iniciativa não terá investimento da prefeitura de Farroupilha ou do governo federal, como em 2008. Além de verbas do próprio Santuário e da Igreja Católica, a comunidade e empresas da região precisam investir na ideia.

— Pedimos, em nossa campanha, que o fiel aposte na nova representação da santa, na melhoria da imagem da nossa fé por Caravaggio — explica Fronza.

A campanha para construção da nova santa se chama Doe de Coração.

A arrecadação será feita via depósito bancário, em contas já abertas pela Diocese de Caxias do Sul. A quantia pode ser depositada no banco Sicredi, agência 0167 e conta 10920-8.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.