Versão mobile

Gentileza gera gentileza

Homem recusa ajuda de policiais, os xinga e vai para a cadeia na Serra de SC

Agentes foram ofendidos ao oferecer auxílio a cidadão com sacolas de compras em São Joaquim

Atualizada em 26/03/2014 | 18h0626/03/2014 | 17h26
O que era para ser uma troca de gentilezas terminou em ofensas, prisão em flagrante e cadeia na Serra Catarinense na tarde da última terça-feira.

Policiais civis da cidade de São Joaquim faziam diligências pelo Bairro Madre Paulina quando avistaram um homem juntando do meio da rua algumas sacolas com comida. Percebendo a dificuldade do cidadão em carregar as compras, os policiais pararam a viatura descaracterizada, se identificaram e ofereceram ajuda.

Porém, foram surpreendidos com a reação do homem, que teria passado a xingá-los furiosamente. Diante da atitude inesperada, os policiais mudaram o tom de voz e revistaram o indivíduo, que teria escondido nada menos que 24 cartuchos de espingarda calibre 20 nos bolsos da jaqueta.

O homem é um trabalhador rural de 39 anos de idade. Ele foi autuado em flagrante por desacato e porte ilegal de munição de arma de fogo, e como as penas máximas para os dois crimes somam seis anos, o suspeito não teve direito ao benefício do pagamento de fiança, possível para penas de até quatro anos. 

— Ele estava meio atrapalhado com as sacolas de compras e os policiais pararam para ajudá-lo, mas como foram xingados, o revistaram e encontraram as munições. Ele praticamente pediu para ser preso, pois não tinha nada a ver com a investigação, relacionada a tráfico de drogas, e não havia nenhum motivo para ser abordado pelos policiais. E se ele fosse preso só por desacato ou só por porte ilegal de munição, poderia pagar fiança e ir embora, mas com a soma das penas, foi para a cadeia —, diz o delegado Diego Azevedo.

O suspeito foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada (UPA) de São Joaquim, onde está à disposição da Justiça. Mas como não tem antecedentes criminais, o delegado acredita que ainda essa semana ele consiga a liberdade provisória.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.