Versão mobile

Literatura

Marisa Naspolini lança o livro de crônicas "Somos Todos Parte da Mesma Couve"

Obra reúne textos publicados na coluna Contexto do Diário Catarinense. Lançamento será nesta terça na Capital

25/03/2014 | 14h10
Marisa Naspolini lança o livro de crônicas "Somos Todos Parte da Mesma Couve" Jessé Giotti/Agencia RBS
Lançamento será às 18h no espaço Baobah, em Florianópolis Foto: Jessé Giotti / Agencia RBS

Temas plurais interessam a Marisa Naspolini. Arte, literatura, política, cidadania, infância, a mosca que sobrevoa seu bloco de notas no momento da inspiração. Mas as crônicas da atriz, jornalista, pesquisadora e produtora cultural têm uma marca bem particular, que é a subjetividade presente em cada um dos seus textos. Hoje ela lança na Capital o livro Somos Todos Parte da Mesma Couve, com 59 crônicas cotidianas.

A obra reúne textos publicados no Diário Catarinense na coluna Contexto, do caderno Variedades, entre 2011 e 2013, e contou com a participação do jornalista Regis Mallmann na seleção do material. O projeto foi contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle 2013, na categoria Literatura.

- As crônicas têm temas irregulares, algumas pautadas nas coisas do cotidiano, outras nem tanto. Percebi que nunca falam de uma coisa só, mas sempre relaciono as factualidades com algo que estou passando. Há uma subjetividade presente - diz a autora.

Além de jornalista, Marisa estudou teatro e estagiou com companhias teatrais na França e na Itália e é doutora em Teatro pela Udesc/Università di Roma 3. Nos anos 1980 foi repórter de Cultura no Diário Catarinense e editora do suplemento infantil O Estadinho, vinculado ao jornal O Estado.

- Dentro do Jornalismo sempre tive tendência a escrever textos opinativos. Minha vida inteira mantive diários, me correspondia por cartas com amigos, escrevia sobre minhas viagens. No mestrado e doutorado tive que me empenhar no texto científico, mas sempre com uma escrita mais subjetiva - conta.

Somos Todos Parte da Mesma Couve é dividido em três partes que reúnem crônicas com temas em comum. O primeiro, Movimento do Mundo e da Arte, conta com reflexões suas sobre o mundo e as artes, desde cinema, teatro e literatura. Gramática da Infância reúne textos sobre infância e educação. Em Cidades Visíveis, Marisa escreve sobre cidadania, viagens e lança um olhar para o que a cidade proporciona como exercício de cidadania.

Somos Todos Parte da Mesma Couve, de Marisa Naspolini. Editora Letras Contemporâneas, 136 páginas. R$ 20 (preço promocional). Cerca de 200 exemplares serão doados e a editora ainda está definindo o preço do livro nas livrarias.

:: Agende-se

O quê: lançamento do livro Somos Todos Parte da Mesma Couve, de Marisa Naspolini
Quando: hoje, 19h
Onde: Baobah - Novas Formas de Inteligência (Rua Otávio Francisco Quintino, 398, João Paulo, Florianópolis)
Quanto: gratuito

Informações: (48) 3338-0050

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.