Versão mobile

De volta à ativa

Médicos venezuelanos intoxicados por gás de cozinha na Serra Catarinense se recuperam bem e retornam ao trabalho

Retorno ocorreu exatamente um mês depois do fato que a polícia acredita ter sido acidental

Atualizada em 21/03/2014 | 14h2821/03/2014 | 14h28
Médicos venezuelanos intoxicados por gás de cozinha na Serra Catarinense se recuperam bem e retornam ao trabalho Dionata Costa,São Joaquim Online/Divulgação
Alejandro Tortolero e Olga Sanchez são casados e foram a São Joaquim pelo programa Mais Médicos Foto: Dionata Costa,São Joaquim Online / Divulgação
Exatamente um mês após serem encontrados desmaiados em um apartamento e levados às pressas para o hospital, os dois médicos venezuelanos que vivem em São Joaquim, na Serra Catarinense, voltaram ao trabalho. Alejandro Tortolero, de 32 anos, e Olga Sanchez, 28, se recuperam bem da intoxicação de gás que sofreram e retomaram o atendimento à população na última quarta-feira.

Alejandro e Olga são casados e chegaram a São Joaquim em novembro do ano passado por meio do programa Mais Médicos, do governo federal. Ele passou a atuar no posto de saúde do Bairro Madre Paulina e, ela, na localidade de Pradinho.

Os dois se adaptaram bem à região e passaram a conviver normalmente com os moradores locais, até que na manhã do dia 19 de fevereiro, uma quarta-feira, nenhum dos dois apareceu para trabalhar.

Colegas de Olga telefonaram para ela, estranharam o tom de voz e resolveram ir até o apartamento do casal, no Centro de São Joaquim. Ao chegarem, avistaram o casal caído na sala e acionaram os bombeiros e o Samu. A porta foi aberta com uma chave reserva do proprietário do prédio e o casal foi imediatamente socorrido.

Olga estava desorientada e em estado de choque e foi conduzida ao Hospital de Caridade Sagrado Coração de Jesus, em São Joaquim. Alejandro estava inconsciente e com a pulsação bastante baixa e foi para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, a 80 quilômetros.

Olga continuou internada por mais três dias e foi liberada, mas Alejandro precisou ser transferido para o Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, onde permaneceu por mais alguns dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Familiares do casal vieram da Venezuela para acompanhar o tratamento.

A secretária municipal da Saúde de São Joaquim, Francine Matos de Moraes, diz que Alejandro e Olga se recuperam bem, não apresentam sequelas neurológicas e retornaram ao trabalho na quarta-feira. Alejandro, inclusive, recebeu uma festinha surpresa por ter feito aniversário na segunda.

Casal não pode dar entrevista e polícia acredita em acidente doméstico

Como estão no Brasil a serviço do governo federal, Alejandro e Olga foram orientados pelo Ministério da Saúde a não conceder entrevistas sobre o episódio, pelo menos até a conclusão das investigações por parte da Polícia Civil.

O delegado Diego Azevedo adianta, porém, que os venezuelanos provavelmente foram vítimas de intoxicação por gás de cozinha no apartamento onde moravam. A própria Olga comentou com os médicos que a atenderam no hospital de São Joaquim que havia sentido forte cheiro de gás alguns dias antes.

O delegado diz ainda que não há nenhum indício de crime, e a hipótese mais provável é de que o vazamento tenha ocorrido por acidente.

Notícias Relacionadas

Investigação 20/02/2014 | 10h08

Médico reforça suspeita de que venezuelanos tenham sofrido intoxicação por gás

Alejandro Tortolero foi transferido à meia-noite desta quinta-feira para o Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis

Investigação 19/02/2014 | 19h01

Polícia abre inquérito e suspeita que médicos venezuelanos tenham sofrido intoxicação por gás na Serra Catarinense

Delegado adianta que só com os laudos médicos e da perícia poderá dizer o que aconteceu

Mistério 19/02/2014 | 14h35

Médicos venezuelanos são encontrados desmaiados em apartamento e internados às pressas na Serra de SC

Corpo de Bombeiros e Polícia Civil farão vistoria no imóvel para apurar o que pode ter acontecido

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.