Versão mobile

Estragos

Udo Döhler visita casa de famílias afetadas pela chuva em Joinville

Prefeito acompanhou vistoria realizada pela Defesa Civil nesta quarta-feira

05/03/2014 | 12h05
Udo Döhler visita casa de famílias afetadas pela chuva em Joinville Salmo Duarte/Agencia RBS
Lama invade casas nas ruas Porto Rico e Hermes Kruger no bairro Floresta Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

O prefeito de Joinville Udo Döhler acompanhou a vistoria da Defesa Civil para verificar os estragos causados pelas chuvas na noite da última terça-feira. Udo conversou com as famílias que tiveram suas casas atingidas pela lama, entre as ruas Porto Rico e Hermes Kruger, no bairro Floresta.

Ele tranquilizou a população e pediu paciência, pois será preciso um estudo das tubulações antigas e sistema de drenagem na região. Moradores terão suporte da assistência social.

Confira imagens das visitas realizadas pelo prefeito:



A Defesa Civil, Seinfra e Fundema foram até o local na manhã desta quarta-feira verificar a origem da lama espessa, que chegou a invadir de 30 a 40 centímetros as residências. Um caminhão-pipa ajudou na limpeza da via.

O Centro da cidade e a região Sul foram locais mais afetados pelo alagamento. No Centro, comerciantes limparam suas lojas. De acordo com o relatório da Defesa Civil, 25 bairros apresentaram algum tipo de ocorrência. Foram registradas cinco quedas de muros, dois deslizamentos e duas quedas de árvores.



Recomendações da Defesa Civil em casos de alagamentos e deslizamentos

Alagamentos e inundações
: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à Defesa Civil pelo telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Previsão para quarta-feira

Se a terça-feira, último dia de folga para a maioria, a chuva pegou as pessoas desprevenidas, ao que tudo indica, nesta quarta-feira o aguaceiro não cairá com tanta intensidade.

De acordo com o meteorologista da Central RBS, Leandro Puchalski, ainda vamos ter muitas nuvens em todo o Estado. A previsão é de chuva novamente em forma de pancada com distribuição irregular pelas cidades, ou seja, novamente condição de verão.

—Ao longo do dia estas nuvens vão se afastar para o mar permitindo aberturas de sol e até tempo seco à noite em grande parte de Santa Catarina. As temperaturas variam muito pouco ficando parecidas com as de hoje (terça-feira)—, informou Puchalski.

Notícias Relacionadas

Estragos  05/03/2014 | 11h46

Chuva provoca enxurrada de lama em casas na zona Sul de Joinville

Defesa Civil permanece em estado de alerta durante período em que persistir possibilidade de temporais

Estragos 05/03/2014 | 07h58

Comércio na região central de Joinville tem prejuízo por causa da chuva

Para os comerciantes, a noite foi de muita limpeza e alguns prejuízos

Tempo 04/03/2014 | 19h14

Chuva alaga ruas na área central e zona Sul de Joinville

Passageiros foram retirados de barco do terminal central pelos bombeiros voluntários

Temporal 04/03/2014 | 15h33

Chuva causa transtornos nesta terça-feira em Blumenau

Ligações para a Defesa Civil de Blumenau se intensificaram no início da tarde

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.