Versão mobile

Revanche

Zakopalova busca virada incrível e conquista o WTA Brasil Tennis Cup em Florianópolis

Tcheca esteve perto da derrota, mas venceu os últimos 11 games e voltou a comemorar um título após nove anos

01/03/2014 | 13h38
Zakopalova busca virada incrível e conquista o WTA Brasil Tennis Cup em Florianópolis André Podiacki/Agência RBS
Tcheca precisou lutar muito para vencer por 2 sets a 1 e levantar o caneco Foto: André Podiacki / Agência RBS

A manhã do sábado de Carnaval em Florianópolis reservou um grande espetáculo para os amantes do tênis. A decisão do WTA Brasil Tennis Cup, disputado nas quadras da Federação Catarinense de Tênis, foi emocionante e consagrou a tcheca Klara Zakopalova, de 32 anos, como grande campeã. Ela venceu a espanhola Garbine Muguruza,20, por 2 sets a 1 (parciais de 4/6, 7/5 e 6/0) e voltou a levantar uma taça após nove anos - o último título havia sido em 2005, em Portoroz, na Eslovênia. Cerca de 800 pessoas assistiram à partida, que durou duas horas e 22 minutos.

::: Tcheca diz que título na terra de Guga é especial

De quebra, Zakopalova se vingou da espanhola, que em janeiro havia vencido a decisão do torneio de Hobart, na Austrália, também em quadra rápida. Este foi o terceiro título de simples no WTA da tcheca número 32 do mundo, que neste sábado chegou a estar bem perto da derrota, mas ressurgiu das cinzas no segundo set e venceu os últimos 11 games do jogo para conquistar o título com direito a pneu no terceiro set. 

Veja a galeria de fotos da decisão do WTA Brasil Tennis Cup


T
checa sente calor e Muguruza larga na frente

A espanhola começou a partida a todo vapor e aproveitou a fragilidade da tcheca, que sentiu o forte calor nos primeiros games, para abrir vantagem. Logo no segundo game, Muguruza conseguiu a primeira quebra de saque para abrir 3 a 0 na sequência. Foi quando Klara Zakopalova entrou no jogo. A tcheca passou a errar menos e a mostrar mais resistência nas longas trocas de bola. Resultado: confirmou seu saque, conseguiu uma quebra e igualou o primeiro set em 3 a 3. A partir daí, o equilíbrio entrou em cena. Na hora da decisão, pesou a agressividade de Muguruza, que, no embalo da torcida, quebrou o saque da tcheca no décimo game e fechou o primeiro set em 6/4, em 43 minutos.

Zakopalova faz milagre e levanta o público

O segundo set começou sob o forte sol de meio-dia. Talvez por isso as duas tenistas procuraram encurtar os pontos e evitar trocas longas. Nessa levada, Muguruza se saiu melhor desde o início. Largou na frente, quebrou o saque da adversária no quarto game para abrir 3 a 1 e chegou a estar bem perto do título, sacando para o jogo em 5/3. Mas do outro lado da quadra havia uma tcheca determinada a não desistir e que tirou forças não se sabe de onde.

Mesmo desgastada fisicamente, Zakopalova, de maneira incrível, conquistou cinco games seguidos, levantou o público e fechou a parcial em 7/5, levando a partida para o terceiro set. O grito de comemoração foi até tímido para quem acabava de ressurgir das cinzas e voltar ao jogo de forma empolgante.

Um "pneu" para fechar com chave de ouro

A chance desperdiçada no segundo set certamente não saiu - e não sairá - da cabeça de Muguruza tão cedo. No terceiro set, a tenista espanhola, ainda abalada emocionalmente, não conseguiu jogar e facilitou a vida de Zakopalova, que voltou ainda mais confiante. A quebra de saque logo no primeiro game demonstrava que Muguruza estava rendida. E não deu outra. A partir daí, foi um show à parte da tcheca, que quebrou o saque da adversária outras duas vezes e, sem dificuldades, fechou o set com um pneu (6 a 0) para comemorar o título do WTA Brasil Tennis Cup.

Notícias Relacionadas

Tênis em Floripa 26/02/2014 | 17h55

Teliana Pereira perde para romena nas oitavas e está fora do Brasil Tennis Cup

Alexandra Dulgheru, vindo do qualifying, venceu a brasileira por 2 sets a 0

Tênis em Floripa 25/02/2014 | 16h46

Teliana Pereira supera espanhola e está nas oitavas do WTA Brasil Tennis Cup

Brasileira venceu a cabeça de chave número 7 Maria Teresa Torro-Flor por 2 sets a 0

Tênis em Floripa 25/02/2014 | 10h08

Favoritas avançam e brasileiras se despedem do WTA Brasil Tennis Cup

Teliana Pereira e Paula Gonçalves fazem a estreia nesta terça-feira nas quadras da FCT

Tênis em Floripa 24/02/2014 | 20h25

Favorita cai no primeiro dia do WTA - Brasil Tennis Cup, em Florianópolis

Confira os resultados da jornada inicial do torneio de tênis disputado na Capital

Tênis 24/02/2014 | 14h49

Catarinense perde para romena e é eliminada no qualifying do Brasil Tennis

Maria Fernanda Alves ainda tenta vaga no torneio na chave de duplas ao lado de Beatriz Haddad

Romena manezinha 24/02/2014 | 06h42

"Florianópolis é minha segunda casa", diz tenista romena Monica Niculescu

A jogadora tenta o bicampeonato no WTA - Brasil Tennis Cup, na Capital

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.