Versão mobile

Contra o aumento

Bloco de Luta decide desmanchar acampamento em Porto Alegre

Coletivo fez protesto nesta quarta-feira por transporte 100% público

Atualizada em 16/04/2014 | 22h0316/04/2014 | 18h04
Bloco de Luta decide desmanchar acampamento em Porto Alegre Shana Sudbrack/Agencia RBS
Grupo questiona o aumento nas passagens de ônibus Foto: Shana Sudbrack / Agencia RBS

O acampamento do Bloco de Luta pelo Transporte Público em frente à prefeitura de Porto Alegre foi desmanchado na noite desta quarta-feira. As barracas estavam no local desde o dia 8 de abril, em protesto contra o aumento da tarifa de ônibus e em defesa de um transporte de ônibus 100% público.

Em assembléia na noite desta quarta-feira, integrantes explicaram que a decisão de deixar o paço municipal é para descentralizar a coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular do grupo.

– Nas próximas semanas serão organizados acampamentos itinerantes em bairros da periferia, nas escolas, nas universidades e etc.– informou o Bloco de Luta por meio de nota oficial.

O Bloco de Luta esteve, desde as 18h, em frente à prefeitura, no Centro Histórico, realizando mais um protesto. Em votação, os manifestantes decidiram não marchar pela cidade devido ao número reduzido de participantes. Segundo membros do grupo, havia cerca de 80 pessoas no local. Um nova assembleia ficou marcada para a próxima terça-feira, e, no dia 24 de abril, deve haver um novo ato.

Projeto de iniciativa popular propõe um transporte 100% público

Desde o dia oito de abril, os integrantes do Bloco reúnem assinaturas para o projeto de inciativa popular do grupo que dá um prazo de 10 anos para a Prefeitura acabar com as concessões de linhas dê ônibus e prestar o serviço diretamente. Segundo integrantes do bloco, já foram recolhidas entre 8 mil e 10 mil assinaturas. O projeto precisa ser assinado por 5% dos eleitores de Porto Alegre, cerca de 54 mil pessoas, para ser encaminha para a Câmara de Vereadores.

Acompanhe o protesto ao vivo:

Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.