Versão mobile

Bullying nos ovos de páscoa

Procon de Santa Catarina fará inspeção nas lojas para recolher o produto

Embalagem de ovo da Bis diz: "personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo"

03/04/2014 | 15h41
Procon de Santa Catarina fará inspeção nas lojas para recolher o produto Divulgação/Procon-RJ
Adesivos do ovo trazem as expressões "nerd" e "morto de fome" Foto: Divulgação / Procon-RJ

O Procon-SC fez na tarde desta quinta-feira uma inspeção nas lojas de Florianópolis para localizar lotes à venda dos ovos de páscoa da marca Bis Xtra + Chocolate, da Lacta. O órgão também está em contato com a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para realizar um levantamento de quais redes possuem o produto. Durante a inspeção, o Procon-SC verificou que a empresa providenciou o recolhimento dos ovos nas lojas no Estado.

Na quarta-feira, o Procon-RJ avaliou que o produto incita a discriminação entre crianças e adolescentes. De acordo com a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, responsável pelo processo, foi determinada a apreensão de todos os produtos que estejam à venda naquele estado.

A embalagem do Bis Xtra + Chocolate mostra a frase "personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo" e tem adesivos com as expressões "morto de fome", "nerd" e "nervosinho". Em seu site, o Procon escreve: "em épocas onde as questões relativas ao bullying estão sendo discutidas é inadmissível que um produto direcionado a crianças e adolescentes incite qualquer tipo de violência (como no caso, a verbal)".

"A Páscoa possui uma mensagem de paz e confraternização e esta campanha manda sacanear os outros? Quem elaborou essa campanha é sem noção", disse a secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.

De acordo com o órgão, os estabelecimentos que vendem o produto são responsáveis por informar as filiais da rede em que trabalham sobre a suspensão. As vendas do produto estarão suspensas "até que a mensagem seja alterada e deixe de conter os textos de incitação à prática de bullying".

Notícias Relacionadas

Brincadeira de mau gosto 03/04/2014 | 10h39

Procon recolhe ovo de Páscoa das lojas do Rio de Janeiro por "incitar bullying"

Embalagem do produto diz: "personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo"

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.