Versão mobile

Futebol e TV

CBF pretende limitar jogos e respeitar datas Fifa no calendário de 2015

Globo deu aval para assunto, que foi "pincelado" com dirigentes em encontro na entidade

31/07/2014 | 16h20
CBF pretende limitar jogos e respeitar datas Fifa no calendário de 2015 Jose Maria Marin/Heuler Andrey
Foto: Jose Maria Marin / Heuler Andrey

A CBF, em concordância com a Globo, está prestes a atender, parcialmente, a algumas reivindicações do Bom Senso no calendário do futebol brasileiro para 2015. Os pontos em questão são a paralisação das competições nacionais nas datas Fifa e a estipulação de um limite de jogos por atleta durante a temporada.

O assunto foi pincelado rapidamente na reunião com dirigentes na sede da entidade, segunda-feira, que teve uma exposição do diretor da Globo, Marcelo Campos Pinto. A discussão não se aprofundou na ocasião porque o tema central do encontro foi a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. A CBF deve emitir uma nota sobre o assunto nos próximos dias.

Foi o próprio executivo da detentora dos direitos de transmissão do futebol brasileiro que falou do desejo de evitar o choque do calendário com as partidas da Seleção Brasileira, que terá pela frente, além de amistosos, Copa América e Eliminatórias para a Copa-2018.

Em relação ao limite de jogos, a medida deve vir através de uma Resolução da Presidência (RDP) — resta saber se será das mãos de José Maria Marin, que está nos Estados Unidos, ou Marco Polo Del Nero, que está dando expediente na CBF. Dirigentes que participaram do encontro não souberam precisar qual será o teto de partidas, mas especula-se que girará em torno de 60.

Caso seja confirmado, o limite, no entanto, não vai agradar completamente ao Bom Senso. O movimento sugeriu que os jogos dos clubes sejam limitados e não a atuação dos jogadores. Desta forma, a CBF transferirá a responsabilidade de controle dos jogos.

Ainda no mesmo encontro com cartolas, foi ressaltado o ineditismo do calendário nacional em 2015, que terá 30 dias de férias e 30 dias para pré-temporada, com os Estaduais começando no fim de semana do dia 6 de fevereiro.

LANCEPRESS!

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.