Versão mobile

Mais água

Chuva volta ao RS e regiões afetadas ficam em estado de alerta

A chuva deve permanecer até sábado, quando melhora no Norte e Oeste. No domingo, volta com intensidade em todo o Rio Grande do Sul

03/07/2014 | 07h28
Chuva volta ao RS e regiões afetadas ficam em estado de alerta Carlos Macedo/Agencia RBS
Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS
Após dois dias de trégua, a chuva volta de forma generalizada ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, devido à uma nova frente fria. As temperaturas devem variar de 8°C (Vacaria e São José dos Ausentes) a 25° (Campo Bom e Teutônia).

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Saiba como ajudar as vítimas da enchente
Leia todas as notícias sobre a chuva

A madrugada e o início da manhã tiveram precipitações em diferentes cidades, como Ibirubá e Santa Maria. Conforme a Somar Meteorologia, os acumulados significam menos de 10% da média mensal, mas, como o solo já estava encharcado, são consideráveis.

— A chuva fica no Estado inteiro até sábado, quando melhora no Norte e no Oeste. Em compensação, nas outras regiões se intensifica, principalmente na Campanha. No domingo, volta a chover com intensidade moderada no Estado inteiro — explica a meteorologista Maria Clara Sassaki.

Leia mais
Chuva dá trégua, mas deve voltar ao Sul a partir de quinta-feira
Chuva voltará a atingir o Estado e regiões afetadas ficam em alerta
Sobe para 22 mil número de pessoas fora de casa
Mais de 50 mil pessoas ficam desabrigadas ou desalojadas em SC

Nova onda de chuva

O tempo seco não foi suficiente para que os rios voltassem aos níveis normais. Por isso, a chuva que atingirá o Estado ao longo do dia deve contribuir para novas cheias. Nas regiões mais afetadas do Estado, o Norte e a Fronteira Oeste, a Defesa Civil explica que os municípios seguem em estado de alerta para novos prejuízos. Em São Borja, cuja situação é uma das mais críticas, a chuva deve ser fraca.

Conforme a Somar Meteorologia, a precipitação terá volume menor do que na última semana, quando a chuvarada causou prejuízo a mais de 88 municípios gaúchos e tirou milhares de pessoas de casa, mas é motivo preocupação.


Confira mais algumas fotos da enchente histórica no RS

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.