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Indústria

Governo autoriza instalação de fábrica chinesa em Lages

Indústria de caminhões Sinotruk superou barreira burocrática para investimento

Atualizada em 30/07/2014 | 20h3930/07/2014 | 19h22
Governo autoriza instalação de fábrica chinesa em Lages Sinotruk/Divulgação
Em Lages serão feitos os veículos da família A7, com vocação para aplicações rodoviárias pesadas Foto: Sinotruk / Divulgação
Santa Catarina está prestes a fortalecer o setor automotivo no Estado. Com a fábrica de motores da GM em funcionamento desde o fim de 2012, em Joinville, e a BMW prevista para ser inaugurada em setembro, em Araquari, o governo estadual comemora a superação da última barreira burocrática para a construção da fábrica de caminhões da Sinotruk.

A unidade, a primeira da companhia fora da China, deve ser instalada em Lages. Só entre BMW e Sinotruk os investimentos iniciais passam dos R$ 800 milhões, podendo chegar a R$ 2 bilhões a médio prazo.

Nesta quarta-feira, em Brasília, o governo federal homologou a participação da empresa no Inovar-Auto, programa do governo brasileiro para estimular o investimento na indústria automobilística nacional.

A medida, explica o governador Raimundo Colombo, garante a isenção da sobretaxa de 30% do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) incidentes sobre veículos importados e permite os financiamentos. A contrapartida da empresa será a obrigatoriedade de adquirir pelo menos 70% dos produtos nacionais para a fabricação dos caminhões.

Na próxima semana, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges, estará em Santa Catarina para formalizar a homologação da Sinotruk junto ao Inovar-Auto, cuja habilitação saiu em agosto do ano passado.

Mas segundo o governador Colombo, isso será apenas uma mera formalidade, pois a autorização já foi publicada no Diário Oficial da União e a companhia chinesa pode iniciar as obras imediatamente, uma vez que tem prazo máximo de dois anos para iniciar a produção dos caminhões, sob pena de perder todos os benefícios governamentais que acabou de conquistar. 

— Santa Catarina está se estabelecendo como base importante do setor automotivo com a fábrica de motores da GM, a indústria de carros da BMW e agora os caminhões pesados da Sinotruk, completando a matriz da cadeia automotiva no Estado. O desafio agora é criar um adensamento na cadeia de fornecedores. Para o Brasil é um enorme ganho, pois aumenta a competição com mais um fabricante mundial. Todos ganham, até a empresa, que terá acesso ao mercado brasileiro de caminhões, o quarto maior do mundo —, diz o ministro Mauro Borges.

Procurado pela reportagem do Diário Catarinense para comentar a homologação junto ao Inovar-Auto, o diretor geral da Sinotruk Brasil, Joel Anderson, estava numa reunião em São Paulo e não pôde atender ao telefonema.

Porém, ele disse que irá a Florianópolis nesta quinta-feira para conversar pessoalmente com o governador Colombo e o prefeito de Lages, Elizeu Mattos, para acertar os últimos detalhes e provavelmente anunciar a data do início das obras.

SINOTRUK EM LAGES

* Investimentos:
R$ 300 milhões (iniciais) e R$ 1 bilhão (a médio prazo)

* Localização: Distrito de Índios, às margens da BR-282 e a 15 quilômetros do Centro de Lages

* Empregos: 1,1 mil (diretos e indiretos), dos quais, 98% brasileiros, preferencialmente da Serra Catarinense

* Produção: cinco mil caminhões no primeiro ano e oito mil nos anos seguintes para atender a toda a América do Sul

* Modelos: em Lages será fabricada a família do modelo A7, com vocação para aplicações rodoviárias pesadas, como o bitrem, o rodotrem e o treminhão, nas opções de tração 4 x 2, 6 x 2, 6 x 4 e 8 x 4

* Histórico: os primeiros veículos da Sinotruk chegaram ao Brasil no fim de 2008 para testes e adaptações, e as vendas iniciaram em abril de 2010. Desde então, foram comercializadas duas mil unidades. Atualmente, a companhia tem aproximadamente 30 concessionárias no país.

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