Versão mobile

Roupa pet

Pelo de poodle pode ser transformado em tecido, aponta estudo

Pesquisador da USP constatou que o pelo e a lã de carneiro têm características idênticas

18/07/2014 | 13h12
Pelo de poodle pode ser transformado em tecido, aponta estudo Caio Marcelo/Agencia RBS
Foco da pesquisa é para produção de roupa para pet Foto: Caio Marcelo / Agencia RBS

Os pelos de cães da raça poodle podem ganhar uma nova cara e serem transformados em tecidos pela indústria têxtil, afinal apresentam características idênticas à lã de carneiro. Esse foi o tema da dissertação de mestrado do pesquisador Renato Nogueirol Lobo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Conforme divulgado pela Agência USP de Notícias, para produzir uma tonelada de fio, seriam necessários 600 quilos de pelo de poodle, sendo que essa quantidade poderia ser obtida por meio da tosa de cerca de 800 animais.

>>> Empresa desenvolve jeans que reduz a celulite

O pesquisador acredita que transformar o pelo em tecido seria uma alternativa para diminuir a quantidade de pelos descartados em pet shops, que poderiam ter uma coleta especial e passar por reciclagem. Lobo ressalta que os fios poderiam ser usados para produzir qualquer tipo de roupa, mas o foco do projeto é reciclagem do pelo de cachorro para fazer roupa para pet.

De acordo com Lobo, a única diferença é que os pelos de poodle são fiáveis em fibra curta, entre 12 a 40 milímetros, e as de carneiro são fiáveis em fibra longa, entre 40 a 80 milímetros. O que, segundo ele, não altera o processo de fiação nem causa nenhum tipo de prejuízo ao maquinário. Ele garante que um leigo não conseguiria diferenciar um fio que foi confeccionado com pelo de poodle de um fio confeccionado com o de carneiro. No mestrado, o pesquisador produziu um quilo de fio, composto por 50% de pelos de poodle e 50% de acrílico.

Os estudos para transformar pelo de poodle em tecido continuam, já que o pesquisador planeja dar continuidade ao tema em pesquisa de doutorado.

Notícias Relacionadas

Inovação 23/01/2014 | 17h54

Empresa mostra jeans que combate celulite em feira têxtil na Colômbia

Fabricante brasileira vende pela primeira vez ao mercado internacional uma calça que promete melhorar a aparência da pele em até 30 dias

Colombiatex 22/01/2014 | 22h36

Têxteis catarinenses miram o mercado latino americano

Quatro empresas do setor participam da Colombiatex, maior feira da América Latina em insumos têxteis, que termina nesta quinta-feira em Medellín

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.