Versão mobile

Enrolado

Por burocracia, Giba do Trem passa mais um dia sem punição

Torcedor do Inter deveria ter se apresentado até as 18h da terça-feira na Susepe para a colocação da tornozeleira eletrônica de monitoramento

23/07/2014 | 18h36
Por burocracia, Giba do Trem passa mais um dia sem punição Pedro Moreira/Agencia RBS
Promotoria de Justiça Criminal de Novo Hamburgo está com o caso de Giba Foto: Pedro Moreira / Agencia RBS

Até o final da tarde desta quarta, a burocracia deixava como indefinida a situação judicial de Gilberto Bitencourt Viegas, o Giba, torcedor do Inter condenado ao uso de tornozeleira eletrônica de monitoramento. Ele deveria ter se apresentado até as 18h de terça-feira no Instituto Penal Pio Buck para a colocação do aparelho, mas não compareceu.

– Esperamos até as 19h, mas nem ele nem o advogado compareceram. Noticiamos a 2ª Vara de Execuções Criminais e estamos aguardando a decisão do juiz – informou o chefe da Divisão de Monitoramento Eletrônico da Susepe, César Eduardo Cordeiro Moreira.

Interino no caso, o juiz Carlos Francisco Gross encaminhou o processo para o Ministério Público. Este, por sua vez, repassou a situação para Promotoria de Justiça Criminal de Novo Hamburgo, onde foi expedido o mandado que o impedia de circular nas imediações do Beira-Rio em dias de jogo. 

– Tivemos notícia de que ele não apareceu. Agora, o MP tem de dar ciência no que está acontecendo – explica Carlos.

O juiz confirmou que a burocracia entre o Juizado do Torcedor e o MP pode deixar Giba solto por mais dias e sem a tornozeleira eletrônica.

– É uma garantia dele (do torcedor) que o agente ministerial tenha vista desse processo. Se o juiz pudesse tomar decisões sem qualquer requerimento, seria um perigo para o próprio Estado – finalizou.

Juridicamente, a situação de Giba é um caso raro. Normalmente, as tornozeleiras são utilizadas por condenados do regime semiaberto, mas no caso dele, trata-se de uma medida cautelar – uma conversão de pena, pois ele havia sido condenado à prisão preventiva.

O advogado do torcedor não foi encontrado para falar sobre o caso.  

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.