Versão mobile

Encontro dos Brics

Presidente da China quer ampliar cooperação com o Brasil

Xi Jinping garantiu que investirá em obras de infraestrutura no país

Atualizada em 04/09/2014 | 13h3617/07/2014 | 14h42
Presidente da China quer ampliar cooperação com o Brasil Nelson Almeida/AFP
O líder chinês está no Brasil para a reunião de cúpula do Brics Foto: Nelson Almeida / AFP

O presidente da China, Xi Jinping, disse, nesta quinta-feira, que está disposto a aprofundar a cooperação com o Brasil em áreas como petróleo, energia elétrica, agricultura e minério de ferro. Em declaração à imprensa, Xi Jinping assegurou que a China vai investir em obras de infraestrutura no país e aprofundar a "cooperação estratégica" com as autoridades brasileiras na Organização Mundial do Comércio (OMC), G20 e Brics.

Leia todas as últimas notícias de ZH

– Vamos seguir estimulando o crescimento do comércio bilateral e fazer cooperação no setor de petróleo, energia elétrica, minério de ferro, agricultura, entre outros – afirmou Xi Jinping, após reunião com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

– A China está disposta a conduzir com o Brasil cooperação estratégica na construção de ferrovias e obras de infraestrutura para elevar o nível da nossa cooperação em todos os aspectos – disse o presidente chinês.

Na avaliação de Xi Jinping, os dois países encontram-se em um "estado-chave" de desenvolvimento, diante de um "complexo ambiente econômico internacional".

– Cooperação é tema principal do nosso relacionamento, vamos estreitar ainda mais, de mais níveis e de todas as esferas, no sentido de aprofundar (isso). Vamos também implementar gradativamente um plano decenal de cooperação entre os dois governos – afirmou.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.