Versão mobile

Opinião

Rosane de Oliveira: Fora de campo, Brasil foi vitorioso

14/07/2014 | 05h05

Contrariando as previsões pessimistas, o Brasil fez uma grande Copa do Mundo e ganhou elogios em todos os continentes. Na entrega da taça ao capitão da Alemanha, a presidente Dilma Rousseff foi vaiada e xingada no Maracanã, mas essa falta de educação do público não tira o brilho da organização da Copa nem do tetracampeonato alemão. Para a História, será apenas um detalhe de indelicadeza na forma de expressar o descontentamento com o governo.

O Brasil protagonizou um desastre em campo, mas, fora dele, deu show como anfitrião. Não houve caos nos aeroportos, o transporte coletivo funcionou a contento, os black blocs foram neutralizados e quem não não foi aos estádios participou da festa como pôde. A imagem do Brasil no Exterior, sem dúvida, melhorou com a Copa, um evento assistido por bilhões de telespectadores mundo afora. Os milhares de jornalistas estrangeiros que aqui estiveram mostraram um país que tem, sim, suas mazelas, mas que mostrou capacidade para organizar um evento com a complexidade de uma Copa do Mundo.

O sucesso do Mundial deve afastar o risco de o Rio de Janeiro perder a Olimpíada de 2016, como vinha sendo cogitado. Os erros e acertos na organização da Copa servirão de lição para a Olimpíada.

A avaliação positiva da Copa não impede que se questione o custo dos estádios financiados com dinheiro público e o destino que terão os considerados “elefantes brancos”.

Os críticos do governo dirão que o país não poderia ter investido numa Copa do Mundo, tendo tantos e tão graves problemas para resolver. Convém lembrar que durante 64 anos o Brasil não teve Copa e, nem por isso, resolveu seus problemas de saúde, educação e segurança.

A partir desta segunda-feira, a Copa é passado e a eleição passa a receber a atenção que merece, com a discussão das propostas dos candidatos, a comparação de biografias e o questionamento dos desafios que terão os eleitos a partir de 2015.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.