Versão mobile

Educação

Se for mantido, vestibular da UFSM será ainda neste ano

Reitor garante que, se a decisão final for manter o vestibular como forma de ingresso em 2014, ele sairá em dezembro

Atualizada em 13/07/2014 | 21h0513/07/2014 | 21h05
Se for mantido, vestibular da UFSM será ainda neste ano Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Mesmo com a decisão tomada por um desembargador Tadaaqui Hirose, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em manter o vestibular na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) este ano, o reitor da universidade, Paulo Burmann, está confiante que a instituição conseguirá na Justiça o direito de que o ingresso seja exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), como decidiu o Pesquisa e Extensão (Cepe). Caso o vestibular tenha de ser mantido, o reitor pretende realizá-lo ainda este ano.

:: Justiça determina que vestibular da UFSM seja realizado neste ano
:: Confira todas as notícias sobre o "fim do vestibular"

_  Se for necessário, será apertado, mas conseguiremos fazer o vestibular a tempo. Talvez tenhamos de mudar a data, mas estruturaremos o processo. Faremos de tudo para que o vestibular ocorra ainda em dezembro _ afirma o reitor.

Na avaliação de Burmann, a maior dificuldade seria elaborar a prova a tempo. As provas para o Processo Seriado (PS) 2 e 3 já vinham sendo feitas, porém, as do PS1 não. Além disso, tradicionalmente, o Cepe analisa o edital do vestibular antes de ele ser publicado.

A briga judicial para decidir forma de ingresso na instituição ainda pode ir longe. A UFSM tem até sexta-feira para recorrer da decisão de Hirose. Ainda cabem cinco recursos no próprio TRF4, no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo um professor da instituição que já participou da preparação do vestibular, se o processo for mantido, provavelmente o prazo de inscrição será mais curto. Além disso, será preciso correr contra o tempo porque as provas precisam estar prontas e revisadas até outubro para serem impressas em novembro.
Burmann afirma que até ontem à noite não tinha conhecimento do teor da decisão. Apesar disso, garantiu que o Ministério da Educação já foi acionado. Hoje, ele viaja a Brasília para tratar do assunto.

Notícias Relacionadas

Educação 11/07/2014 | 18h42

Justiça determina que vestibular da UFSM seja realizado neste ano

Decisão vai a favor de liminar do juiz Loraci Flores de Lima

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.