Versão mobile

Conflito

Protesto em Florianópolis pede fim dos ataques de Israel contra palestinos

Protesto ocorre após sucessivas quebras, de ambos os lados, dos acordos de cessar-fogo

04/08/2014 | 13h00
Protesto em Florianópolis pede fim dos ataques de Israel contra palestinos Guto Kuerten/Agência RBS
Protesto chegou a fechar o túnel Antonieta de Barros Foto: Guto Kuerten / Agência RBS

Simpatizantes e familiares com ascendência palestina participaram na manhã desta segunda-feira, em Florianópolis, de um protesto pedindo pelo fim dos ataques do Estado de Israel aos territórios palestinos. A manifestação chegou a fechar o túnel Antonieta de Barros, por volta do meio dia, antes de seguir sentido Centro da Capital catarinense. Os participantes clamavam pelo fim dos conflitos na Faixa de Gaza.

Por volta das 13h20min, cerca de 250 manifestantes ainda circulavam pelas ruas do Centro em direção ao Terminal de Integração do Centro (Ticen). O protesto partiu da Universidade Federal de Santa Catarina, passou pelo túnel e depois seguiu para o Centro da cidade.

Leia mais:
>> Notícias sobre o conflito entre Israel e Palestina

O ato foi convocado pelas redes sociais pela Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social, reunida no 36º ENESS (Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social), que está sendo realizado em Florianópolis. Estava previsto para começar às 9h30 da manhã.

No Oriente Médio, também na manhã desta segunda-feira, uma criança palestina de oito anos morreu e 30 pessoas ficaram feridas em um ataque ao oeste da cidade de Gaza, informam as agências de notícias. A morte ocorre pouco depois da entrada em vigor de uma trégua humanitária declarada por Israel.

Desde a retomada dos conflitos entre Israel e o Hamas, grupo terrorista palestino, em 8 de julho, morreram 67 pessoas em Israel e mais de 1.800 palestinos, a maior parte civis. Um quarto dos 1,8 milhões de habitantes da faixa de Gaza estão deslocadas de suas residências e cerca de 3.000 casas palestinas foram destruídas ou danificadas pelos bombardeios.

Um outro protesto já tinha sido realizado em Florianópolis, no dia 23 de julho, para pedir o fim dos ataques de Israel à Faixa de Gaza, território palestino.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.