Versão mobile

Opinião

Rosane de Oliveira: depois do empate, Ana Amélia amplia vantagem

15/08/2014 | 07h25
Sem que nada de relevante tenha acontecido na campanha eleitoral na última semana, a pesquisa do Datafolha detectou uma mudança significativa em comparação com o último levantamento do Ibope, divulgado há uma semana: Ana Amélia Lemos (PP) está com 39% e Tarso Genro, com 30%. No Ibope, a situação era de empate técnico. Ana Amélia tinha 36% e Tarso, 35%. Embora não se deva comparar sondagens feitas por institutos diferentes em períodos distintos, a proximidade das datas exige uma reflexão sobre os resultados.

Os números de Ana Amélia nas duas pesquisas são coerentes dentro da margem de erro de três pontos para mais ou para menos. No Ibope, ela teria entre 33% e 39% e no Datafolha, entre 36% e 42%. Os resultados de Tarso não se explicam pela margem de erro. No Ibope, ele teria entre 32% e 38%. No Datafolha, entre 27% e 30%. Confuso? Assim são as pesquisas. Nunca se pode desconsiderar a margem de erro nem desprezar a ressalva de que o intervalo de confiança é de 95%.

Outra diferença significativa entre os dois levantamentos é o índice de rejeição: o governador tem 16% no Ibope e 27% no Datafolha. Ana Amélia tem 9% no Ibope e 13% no Datafolha.

Por ser a segunda depois do registro dos candidatos, a pesquisa do Ibope fez simulação de segundo turno e constatou que Ana Amélia tinha nove pontos de vantagem numa disputa direta com Tarso. O Datafolha não fez simulação de segundo turno porque esta é a primeira depois do início da campanha.

Embora os dirigentes partidários e os militantes tratem as pesquisas como questão de vida ou morte, elas devem ser relativizadas, porque representam apenas uma fotografia do momento. Como a propaganda no rádio e na TV só começa em 19 de agosto, o voto ainda não está cristalizado, mas a tendência de segundo turno entre Tarso e Ana Amélia foi reforçada. A polarização entre os dois vem desde antes da definição das candidaturas.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.