Versão mobile

Ranking ZH

Veja quais são os municípios mais violentos do RS

Com base em dados da Secretaria da Segurança Pública, ZH elaborou um ranking com as cinco cidades com mais ocorrências por habitantes em cinco tipos de crime

01/08/2014 | 16h54

Se fossemos pintar o mapa do Rio Grande do Sul de acordo com os índices de criminalidade, a área entre a Região Metropolitana e a Serra, passando pelo Vale do Sinos, seria uma mancha avermelhada. Com raras exceções — como Lajeado, que aparece em terceiro no ranking de homicídios por mil habitantes, e Pelotas, em quinto na lista de roubos —, a maior incidência de crimes no primeiro semestre deste ano se concentra nessas regiões do Estado.

Leia mais
MAPA: confira os indicadores da violência na sua cidade
Homicídios no RS crescem 22% no primeiro semestre






A análise é baseada no levantamento divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) nesta sexta-feira. Para este ranking, ZH levou em conta os dados dos 497 municípios gaúchos. O balanço considera o número de ocorrências de cinco dos principais crimes — homicídio doloso (com intenção de matar), latrocínio, roubo de veículo, furto de veículo e roubo — registrados nos seis primeiros meses deste ano escalonados de acordo com o índice sobre 100 mil habitantes.

Cada lista foi formada por cinco municípios, todos com mais de 50 mil habitantes. No total, há 42 cidades gaúchas nessa faixa populacional. Dessas, menos da metade, apenas 17, aparecem no ranking.

Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, é a cidade que mais se repete nas listagens – está em quatro das cinco formuladas. Porto Alegre, a maior cidade gaúcha, aparece em apenas dois, mas nos dois em que aparece — roubos e roubos de veículos — a Capital é a líder.

ZH ainda verificou como as cidades ranqueadas se comportaram no primeiro semestre de 2013 e desmontrou, em gráficos, a variação de um ano para o outro. Para isso, utilizamos o índice de cada crime dividido pelo número de habitantes de cada município e, assim, mostrando a violência de acordo com o tamanho de cada cidade e como se comportou no primeiro trimestre de 2013 e deste ano.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.