
Manifestantes do movimento Vem pra Rua fixaram neste domingo três painéis no gramado em frente ao Congresso Nacional com o presumido placar da votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff. O grupo também fixou placas menores no gramado com as fotos dos deputados e a indicação do posicionamento deles em relação ao afastamento.
Pela estimativa do movimento, 286 deputados votarão a favor do impeachment, enquanto 112 estão indecisos e 115 são contrários. São necessários 342 votos para a presidente ser afastada pela Câmara dos Deputados.

Leia mais:
Segurança no DF em votação de impeachment deve reunir 4 mil policiais por dia
Como está o placar do impeachment na Câmara
Teste: você é coxinha, petralha ou isentão?
O movimento pró-impeachment já fez ações semelhantes em São Paulo e no Rio de Janeiro, quando divulgaram nomes de deputados contrários ao afastamento ou indecisos. O estudante e empresário Vinícius Carvalho, 24 anos, participante do Vem pra Rua e do Movimento Brasil (MBR), afirma que, além de pressionar parlamentares, o objetivo é informar a população.
– A ideia é mostrar para a população a quantas estamos de estimativa e também [dar] transparência, conscientizar para as próximas eleições – disse. Carvalho negou que os manifestantes pró-impeachment sejam contrários só ao PT, partido da presidente, sem protestar contra a corrupção em outros partidos.
– Ninguém defende que saia só o PT. A gente é contra a corrupção – afirmou.
O manifestante estava fantasiado como Pixuleco, boneco que representa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em roupas de preso. Segundo Carvalho, na semana que está começando, militantes do Vem pra Rua e do MBR procurarão políticos em aeroportos para protestar e pressioná-los. Eles também prometem ocupar o gramado da Esplanada dos Ministérios nos dias 15,16 e 17.
A Comissão Especial do Impeachment retomará as discussões sobre o parecer do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) amanhã às 10h. O colegiado vai ouvir os líderes partidários e, posteriormente, iniciar o processo de votação do relatório. A análise em plenário está prevista para começar na sexta-feira e pode se estender pelo fim de semana.
O empresário Luciano do Nascimento Ferreira, 38 anos, ficou sabendo da mobilização deste domingo pela internet e compareceu com os filhos Pedro, oito anos, e Gustavo, cinco.
Leia as últimas notícias de política
– Vim para eles participarem da situação política, acompanharem de perto – explicou.
O ato na Esplanada tinha carro de som, balões verdes e amarelos e muitas crianças acompanhando os pais.