Rei das águas

O dia em que o Rei Netuno foi capa de Zero Hora

Assunto foi destaque da primeira página de Zero Hora no dia 20 de dezembro de 1965

11/02/2017 - 05h01min | Atualizada em 11/02/2017 - 05h01min

Sempre que, em busca de "novidades" velhas para este Almanaque, pesquiso as antigas edições do nosso jornal, invariavelmente sou invadido pela sensação de que, num passado relativamente recente, as pessoas eram muito diferentes das de hoje. Fico com a impressão de que, "apenas" 50 anos atrás, havia no comportamento de todos uma certa ingenuidade infantil que não era exclusividade das crianças daquela época. Aí vai um exemplo. No sábado, dia 18 de dezembro de 1965, em sua tradicional coluna "ZH nos Clubes", Saul Júnior adiantava: "Hoje, em Capão da Canoa, estará sendo aberta a temporada de verão. Um bem organizado programa foi elaborado, contando com a recepção ao Rei Netuno, que deixará as águas em companhia de uma linda `sereia¿, chamada Luiza Helena Canabarro, Rainha do Atlântico Sul. O Rei e a Rainha estarão juntos, colocando o seu reino (as águas do Atlântico) a todos que desejarem (e puderem) ter um gostoso veraneio". 

Netuno com a Rainha do Atlântico Sul, a senhorita Luiza Helena Canabarro Foto: Waldomiro Soares / Banco de Dados

Como nos informa a edição da segunda-feira seguinte, dia 20, tudo saiu como previsto. Com direito a foto na primeira página, ZH informava: "Com a temperatura pouco convidativa para banhos, e o sol escondido por nuvens, foi inaugurada oficialmente a temporada de praia, sábado último, em Capão da Canoa. O ato contou com a presença do presidente da Setur (Secretaria de Turismo), sr. Guilherme Schultz, que fez uso da palavra, tendo após o Rei Netuno entregue a chave simbólica do oceano à Rainha do Atlântico Sul, srta. Luiza Helena Canabarro. A solenidade contou com a presença de dirigentes das principais sociedades das praias do Estado e uns poucos banhistas. Após a abertura oficial da temporada, os convidados especiais da Setur se dirigiram para o Hotel Balneário Riograndense, onde o prefeito de Osório, sr. Romildo Bolzan, inaugurou o Restaurante e Boliche Riograndense. Em seguida, na sede da Sociedade dos Amigos de Capão da Canoa (SACC), foi oferecido aos presentes um coquetel e almoço". 

Rei Netuno sendo recebido pelas beldades ao sair do Atlântico Foto: Waldomiro Soares / Banco de Dados

Algum leitor imagina que, nos dias de hoje, pudesse acontecer alguma coisa parecida? E a verdadeira identidade do "nada bombado" Rei Netuno? Provavelmente, perdeu-se nas profundezas abissais do tempo...

Leia outras colunas do Almanaque Gaúcho

Destaque da primeira página de Zero Hora no dia 20 de dezembro de 1965 Foto: Reprodução / Banco de Dados


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.