Buenos Aires

Pela primeira vez, etapa argentina garante oito classificados para a grande final do Freio de Ouro 2014

Próxima semifinal será o Bocal de Ouro, em Esteio

03/04/2014 | 17h37
Pela primeira vez, etapa argentina garante oito classificados para a grande final do Freio de Ouro 2014 Fagner Almeida,ABCCC/divulgação
Primeira etapa brasileira ocorre ainda em abril, em Esteio Foto: Fagner Almeida,ABCCC / divulgação

A largada da primeira classificatório do Freio de Ouro, na Argentina, deixou otimista representantes dos criadores da raça. O  resultado em Buenos Aires, na última semana, classificou pela primeira vez na etapa argentina oito conjuntos que conseguiram superar a nota de 18 pontos _ mínimo o mínimo para garantir uma lugar na final _ e preencheram todas as vagas oferecidas. E como os campeões da semifinal são de cabanhas argentinas, o resultado é apontado pelo presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Mauro Ferreira, como uma grande evolução da prova para além das fronteiras brasileiras.

– Lá sempre teve bons cavalos, bons ginetes, eles só não estavam bem preparados para a prova. Aumentou também o envolvimento do público com a prova, que agora está começando a pegar um clima de Brasil – afirma Ferreira.

Passada a etapa no país vizinho, os olhos de criadores e fãs da principal disputa da raça crioula se voltam novamente ao Estado. Entre 16 e 20 de abril, Esteio sedia o Bocal de Ouro, única etapa do ciclo dedicada aos conjuntos estreantes do circuito. Os 48 machos e 48 fêmeas habilitados a disputar a classificatórias já foram divulgados.


Enquanto a disputa dentro das pistas segue acirrada, fora, a infraestrutura avança a passos lentos. A aguardada cobertura da pista do Freio de Ouro no Parque da Expointer, aguardada inicialmente para este ano, não sairá do papel. Com um investimento estimado em R$ 15 milhões, o presidente da ABCCC descartou o início das obras sem uma garantia de que estaria concluída a tempo da grande final da competição.

AS CLASSIFICATÓRIAS

– 16 a 20 de abril: Bocal de Ouro (Esteio)
– 7 a 11 de maio: Montevidéu (Uruguai)
– 8 a 12 de maio: Bagé
– 16 a 18 de maio: Pelotas
– 29 de maio a 1º de junho: Pato Branco (PR)
– 5 a 8 de junho: Uruguaiana
– 12 a 15 de junho: Esteio
– 19 a 22 de junho: Vacaria
– 26 a 29 de junho: Araranguá (SC)
– 8 a 13 de julho: classificatória aberta em Esteio
– 25 a 27 de julho: classificatória aberta em Brasília (DF)
– 31 de agosto: grande final em Esteio
 

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.