Novo Código Florestal

Técnicos são treinados para ajudar produtores com o CAR

Início do prazo para fazer o registro de terras dentro do novo Código Florestal movimenta produtores e técnicos no Rio Grande do Sul

21/07/2014 | 05h02
Técnicos são treinados para ajudar produtores com o CAR Alessandra Bergmann/Divulgação
SENAR-RS leva curso de treinamento em CAR a técnicos do interior do Estado Foto: Alessandra Bergmann / Divulgação

Cerca de 2 mil profissionais no Estado, entre técnicos e representantes de entidades rurais, estão participando de um curso sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). As aulas são compostas por teoria (o que inclui itens como legislação e conceitos importantes do registro) e aulas práticas de uso do aplicativo.

Tire suas dúvidas sobre o Cadastro Ambiental Rural
Leia as últimas notícias sobre Campo

Os treinamentos são realizados em parceria entre Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), Federação da Agricultura (Farsul) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e devem formar multiplicadores dos conhecimentos necessários para efetuar os registros.

Resumidamente, o CAR exige informações do proprietário, do imóvel rural e do  georeferenciamento das áreas de Preservação Permanentes (APP), Reserva Legal (RL) e de Uso Restrito (AUR). O próprio sistema alegará se será preciso recuperação de APP e reserva legal para que o produtor planeje suas ações neste sentido. Caso o proprietário rural tenha algum passivo ambiental, poderá se regularizar.

– O objetivo é resolver problemas, como a regularização das propriedades. O sistema só será um problema se o cadastro for feito de forma errada – avalia Gabriel Berger, instrutor do Senar.

A capacitação por meio de multiplicadores foi adotada porque não há técnicos suficientes para auxiliar no cadastro das cerca de 441,5 mil propriedades rurais existentes no Estado, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para este mês, o Senar programou oito palestras sobre CAR na Metade Sul. Até outubro, as 13 regiões de trabalho do Sistema Farsul, formadas pelos sindicatos rurais, terão disponível no mínimo quatro cursos.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.