Campo Aberto

Gisele Loeblein: pesquisa mostra produtor mais valorizado

Levantamento avaliou papel do agricultor como produtor de alimentos

10/08/2014 | 23h23

O papel do agricultor enquanto produtor de alimentos tem sido percebido com mais clareza por consumidores e pelo próprio homem do campo. É o que mostra a pesquisa Farm Perspective Study, feita pela multinacional Basf com mais de 1,3 mil pessoas em todo o Brasil. Foram 1 mil consumidores e 307 produtores – na Região Sul, 122 agricultores e 162 consumidores participaram do levantamento.

Confira todas as últimas notícias de Zero Hora

Entre os produtores, 93% afirmaram que se enxergam como provedores de alimentos. Na pesquisa anterior, há três anos, o índice era de 79%. Da mesma forma, cresceu 18% a percepção dos consumidores que veem no agricultor um fornecedor de comida: 88,6% dos entrevistados.

– Notamos uma melhora na autoestima do produtor. A atividade está sendo mais compreendida pela sociedade. Mas há pontos a serem melhorados – afirma Laura Pires, gerente de marketing da unidade de proteção de cultivos da Basf, que desenvolve campanhas de valorização da atividade.

Laura tem razão. Ainda existem lacunas a serem preenchidas na comunicação entre quem produz e quem consome. Uma delas é a que diz respeito ao item sustentabilidade. O assunto desperta interesse crescente nos centros urbanos, embora a compreensão do conceito ainda não esteja clara. Para as duas partes. O filão existe: 75% das pessoas aceitariam pagar mais por produtos sustentáveis, embora grande parte não saiba identificar o que é essa sustentabilidade.

– Tanto o consumidor quanto o produtor associam sustentabilidade apenas a aspectos ambientais – pondera a executiva da Basf.

E uma produção sustentável vai além disso. Harmoniza boas práticas em diferentes esferas, das condições de trabalho ao ambiente, tendo como resultado rendimento e rentabilidade. O caminho do entendimento passa pela conscientização, tanto dentro quanto fora da porteira.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.