Campo Aberto

Gisele Loeblein: projeto voltado à qualidade do leite vem em boa hora

Programa Alimentos Seguros da Cadeia do Leite no Rio Grande do Sul será lançado nesta sexta em Gramado

06/08/2014 | 23h18

É coincidência, mas em meio a novas suspeitas sobre o leite, uma inciativa que tem como foco a qualidade do produto começa a sair do papel. Será lançadonesta sexta-feira, em Gramado, durante o 41° Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, o Programa Alimentos Seguros (PAS) da Cadeia do Leite no Rio Grande do Sul.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

A iniciativa reúne Ministério da Agricultura, Sebrae e Senai.

Trabalha com a difusão de boas práticas entre produtores, transportadores e indústria.

A primeira ação efetiva ocorrerá no próximo mês, quando serão organizados dois cursos de treinamento para transportadores de leite, com aulas teóricas e práticas. O primeiro será de 8 a 12 de setembro, em Carlos Barbosa.

O segundo, de 20 a 24, em Paraí.

– Falamos inclusive sobre o Código Penal, reforçando que a fraude em alimentos é crime – explica Ana Stepan, fiscal federal agropecuária, responsável pelas ações de apoio ao desenvolvimento de cadeias pecuárias da superintendência estadual do Ministério da Agricultura.

É no caminho entre propriedades e indústrias que vêm sendo apontadas as maiores falhas do sistema. Também nessa etapa foi detectada a maior parte das fraudes investigadas pelo Ministério Público Estadual nas várias fases da Operação Leite Compen$ado.

Com a implementação do PAS Leite, um projeto-piloto, também está sendo organizado, com 12 produtores de leite tipo B da cooperativa Santa Clara.

Outra proposta apresentada recentemente em encontro com representantes do setor é a retomada do Geoleite, programa de georreferenciamento das propriedades de pecuária de leite.

A meta é ajudar na fiscalização.

Tudo que for feito com o objetivo de garantir a qualidade do produto é mais do que bem-vindo. E necessário para restabelecer a confiança no produtor.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.