Campo responde

Qual é a doença e como tratar a orquídea que apresenta "farelos" brancos em sua raiz e provocam a queda dos galhos inteiros? 

15/10/2016 - 09h01min | Atualizada em 21/10/2016 - 14h22min

Pergunta: Tânia Monassa, dona de casa, Porto Alegre

Responde: João Carlos Reginatto, agrônomo da Emater de Nova Prata

A podridão ocasionada por fungo é uma doença que pode ser controlada. A causa pode ser o excesso de umidade. O indicado é fazer a limpeza de toda a parte afetada, retirando as raízes mais escuras, visivelmente prejudicadas. Nos locais onde forem feitos os cortes, deve-se aplicar chá de canela e polvilhar canela em pó, que tem efeito cicatrizante e propriedades antibióticas. Se a planta estiver em uma árvore, o ideal é aplicar, também, óleo de neem — produto biológico indicado para o tratamento de fungos em orquídeas. A recomendação é diluir cinco mililitros de óleo em um litro de água. Se a orquídea estiver em um vaso com terra, o indicado é, após caírem as flores, fazer a troca de vaso para garantir a melhor limpeza das raízes prejudicadas pelo fungo. É possível utilizar o mesmo vaso, desde que seja lavado com hipoclorito de sódio (água sanitária) — neste caso, deve-se diluir dois mililitros em um litro de água. No lugar da terra, que não é indicada para as orquídeas da espécie dendrobium sp, pois são plantas epífitas, que se sustentam em árvores, deve-se usar uma mistura de carvão vegetal (o mesmo do churrasco), isopor, brita e casca de pinus.

Leia todas as notícias da série "Campo responde"

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.