Potencial para empreender

Conheça as 10 características que compõem o perfil do empreendedor

Descubra se você tem traços que ajudam a obter êxito na criação do próprio negócio

22/03/2012 | 03h11

O seu maior desejo é abrir o próprio negócio, mas você não sabe se tem potencial para se tornar empreendedor? A pedido de Zero Hora, o Sebrae-RS resumiu as características que balizam o teste aplicado pela entidade para apontar se os aspirantes a empreendedor têm perfil para lidar com os desafios da criação de uma empresa. Os traços se baseiam em estudo, conduzido pelo psicólogo da Universidade de Harvard (EUA), David McClelland.

De acordo com a pesquisa, as pessoas que chegaram ao sucesso empresarial têm traços semelhantes e a mesma forma de agir, independente das condições econômicas, riqueza do país, sexo, idade e formação acadêmica. Assim, quem tem esses traços tende a obter o sucesso; quem não tem, tende a não empreender.

Confira abaixo as 10 características identificadas:

1) Busca de oportunidade e iniciativa

É a antena do empreendedor: um empresário de sucesso está sempre atento às oportunidades de negócio no mercado. Entende que os problemas precisam ser solucionados e que essas soluções normalmente rendem lucros aos que se propõem a praticá-las. Significa a habilidade de encarar o desconhecido. Para fisgar as oportunidades presentes no mercado, o empreendedor de sucesso rompe os paradigmas vigentes, inovando.

2) Risco calculado

É a característica que faz com que os empreendedores avaliem as alternativas antes da ação. Quem tem esse traço é capaz de enfrentar desafios sem colocar tudo a perder, agindo de forma impensada. Não se trata apenas de correr riscos - isso faz parte da definição da atividade empresarial e é inerente à mesma. Os empreendedores avaliam o que podem ganhar e perder nas alternativas que se apresentam para depois tomar uma decisão. Dentre as várias alternativas de que dispõem, avaliam detalhadamente cada uma e optam por aquelas em que os desafios são moderados, isto é, necessitam de esforço para superá-los, mas trazem possibilidade real de conquista.

3) Exigência de qualidade e eficiência

Os empresários de sucesso procuram sempre uma forma de melhorar o que fazem, diminuir o tempo de entrega ou reduzir o custo de produção. Exigir qualidade significa estar constantemente preocupado em melhorar seu produto para atender ao desejo do cliente. E sendo eficiente, é possível entregar a qualidade exigida pelo cliente a preço e prazo menores do que o da concorrência.

4) Persistência

Esta característica é o combustível dos empreendedores: eles sempre buscam formas diferentes de alcançar os objetivos, parecem incansáveis quando querem alguma coisa e continuam suas jornadas quando muitos preferem desistir. A característica confere ao empreendedor a capacidade de agir quando obstáculos surgem em seu caminho rumo às metas - é o motor do empreendedor, que o leva a buscar alternativas para chegar no ponto desejado.

5) Comprometimento

Esta característica é a que confere aos empreendedores o compromisso em cumprir o que prometem ou o que se propõem. Isso significa que um bom empreendedor entrega o que anuncia. Para isso, está disposto, se necessário, a fazer um sacrifício pessoal, esforço extraordinário e até "colocar a mão na massa". São fiéis a tudo ao que foi combinado e à sua palavra.

6) Busca de informações

É o alicerce de uma construção sólida. Os empreendedores buscam informações e dados antes de iniciar um projeto ou tomar decisões. Isto proporciona ações concretas, sólidas e duradouras. Os empreendedores são pessoas curiosas, perguntam tudo a todos, sejam concorrentes ou fornecedores. Estão sempre interagindo com o mercado. Busca de informação é a base de toda atividade exitosa. Todas as decisões do empreendedor são baseadas no conjunto de informações que ele obtém.

7) Estabelecimento de metas

Só existe sentido em fazer algo quando se está indo em alguma direção. Os empreendedores de sucesso são pessoas que registram tudo o que querem fazer, sabem para onde querem ir e não andam a esmo. É a partir da definição das metas que o empreendedor se mobiliza, usando as demais características para atingir seus objetivos. Para isso, define pequenas metas que, quando atingidas, assemelham-se a um degrau em direção ao um objetivo maior.

8) Planejamento e monitoramento sistemático

Para chegar aonde se quer, é preciso desenhar o mapa de como chegar lá. Para isso, o empreendedor planeja, desenha as etapas que devem ser cumpridas e acompanha sistematicamente se as coisas estão ocorrendo dentro do planejado. Caso não ocorram, por algum imprevisto, ele pode alterar o caminho traçado, mas nunca se afastando da meta. No planejamento, também prevê o quanto de dinheiro irá precisar para chegar ao ponto desejado, mantendo registros que lhe auxiliam a tomar decisões.

9) Persuasão e rede de contatos

Característica das pessoas que têm a capacidade de convencer outros a fazer coisas para ajudar a alcançar um objetivo. De forma sempre transparente, o empreendedor se vale de estratégias previamente pensadas para convencer as pessoas do que projeta para a empresa. A transparência é o valor que faz com que as pessoas tenham a possibilidade de optar por segui-lo ou não e depositem confiança na sua liderança.

10) Independência e autoconfiança

Esta característica seria a consequência de todas as outras, pois ocorre a partir dos resultados atingidos e de o empreendedor perceber que é capaz de realizar coisas com êxito. A partir dos resultados que obtém, ele vai ganhando confiança na sua capacidade de produzir resultados e segurança em relação aos demais. Desta forma, não se intimida ao expressar sua opinião, pois ela vem fundamentada na experiência.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.