Imposto de Renda

Ordenar documentos antes de preencher declaração é fundamental para evitar erros, aconselha contadora

Soeli Rinaldi respondeu questões de leitores em chat

28/03/2012 | 15h24
Ordenar documentos antes de preencher declaração é fundamental para evitar erros, aconselha contadora Letícia Pakulski/
Soeli esclareceu dúvidas sobre IR enviadas pelos internautas Foto: Letícia Pakulski

Faltando pouco mais de um mês para o fim do prazo de entrega do Imposto de Renda em 2012, apenas 338.292 declarações de contribuintes do Rio Grande do Sul foram recebidas pela Receita, 17% das 1,9 milhão esperadas para o Estado. Se você é um dos que ainda não começou a fazer a declaração, a contadora e conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS) Soeli Rinaldi sugere que, antes de baixar os programas e começar a preencher o documento, é preciso se organizar. Soeli participou nesta quarta-feira de chat em Zerohora.com e respondeu dúvidas enviadas pelos internautas.

De acordo com Soeli, para evitar erros, o primeiro passo é separar todos os documentos relativos a ganhos e pagamentos. Recupere os seus comprovantes de rendimentos, de despesas médicas e odontológicas, de gastos com educação, de aquisição ou venda de bens, além de extratos bancários - inclusive de aplicações. Após essa etapa, estude a ordem exigida pelo software IRPF 2012 antes começar os lançamentos:

— Os que receberam da Justiça refente a algum processo em 2011 tem que dobrar o cuidado. O mesmo vale para ganho de capital ou inventário — sugere Soeli.

Acesse a janela abaixo e confira as respostas da contadora para as questões enviadas pelos internautas:

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.