Sucessão

Eduardo Sirotsky Melzer é anunciado presidente executivo do Grupo RBS

Vice-presidente executivo toma posse no novo cargo em 3 de julho

30/05/2012 - 14h54min
Eduardo Sirotsky Melzer é anunciado presidente executivo do Grupo RBS Marcio Scavone/Especial
Nelson Sirotsky se dedicará integralmente ao Conselho de Administração e ao Comitê Editorial, e Eduardo Sirotsky Melzer assumirá a presidência executiva Foto: Marcio Scavone / Especial  

O presidente do Grupo RBS e do Conselho de Administração, Nelson Sirotsky, anunciou nesta quarta-feira que o vice-presidente executivo, Eduardo Sirotsky Melzer, tomará posse como presidente executivo da empresa no dia 3 de julho. O anúncio foi feito por meio de mensagem pessoal enviada a todos os colaboradores, depois da decisão ter sido ratificada em reunião do Conselho de Administração do Grupo realizada em São Paulo nesta quarta-feira.

No comunicado, Nelson explicou que o processo de sucessão foi planejado, com o objetivo de aperfeiçoamento da Governança Corporativa da empresa.

"Eduardo presidirá a empresa, alinhado às diretrizes gerais e aos objetivos estratégicos fixados pelo Conselho de Administração e pela Assembleia de Acionistas", afirmou Nelson no comunicado.

Nelson se dedicará exclusivamente ao cargo de presidente do Conselho de Administração do Grupo, atividade que acumulará com a liderança do Comitê Editorial das empresas da RBS.

Para Eduardo, o momento traz desafios motivadores.

— Este é um momento especial para a nossa empresa e para a nossa família. Temos oportunidades de crescimento no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em nosso país. E a RBS é uma grande empresa, que está preparada para a expansão. É muito motivador, como profissional, poder participar desse desafio e, claro, também é especial por reforçar os valores e as crenças cultivadas pelo meu avô Maurício e pelos meus tios Jayme e Nelson — afirmou Eduardo.

Abaixo, a íntegra da mensagem enviada por Nelson aos colaboradores da RBS.

Comunicado de Nelson Sirotsky aos colaboradores do Grupo RBS

Companheiros da RBS

Com muita satisfação, comunico que o nosso Vice-Presidente Executivo, Eduardo Sirotsky Melzer, tomará posse como Presidente Executivo do Grupo RBS, no próximo dia 3 de julho. Esta decisão foi ratificada pelo Conselho de Administração (CAD), em reunião ocorrida nesta quarta-feira, dia 30, em São Paulo, concluindo este processo sucessório iniciado há dois anos.

Na mesma data, passarei a me dedicar integralmente às minhas responsabilidades como Presidente do Conselho de Administração, acumulando ainda a liderança do Comitê Editorial do Grupo RBS.

Em maio de 2010, quando indiquei o Eduardo para o cargo de Presidente Executivo (CEO), iniciamos um processo de sucessão planejado, cujo objetivo principal é o de aperfeiçoamento da nossa Governança Corporativa, com a clara e saudável separação entre os órgãos da administração. Eduardo presidirá a empresa, alinhado às diretrizes gerais e aos objetivos estratégicos fixados pelo Conselho de Administração e pela Assembleia de Acionistas.

Eduardo é um executivo com formação nos melhores centros acadêmicos e bem-sucedidas experiências profissionais no Brasil e no exterior. Com MBA pela Harvard Business School, construiu sua carreira a partir do empreendedorismo e de um exercício altamente profissional nas empresas onde trabalhou no Brasil e nos Estados Unidos. Na RBS, ingressou em 2004, quando assumiu a Diretoria-Geral para o Mercado Nacional. Foi Vice-Presidente de Mercado e Desenvolvimento de Negócios e, desde 2010, responde pela Vice-Presidência Executiva.

Como todos sabem, a RBS é uma empresa familiar que, desde a sua origem, procura adotar em sua gestão as melhores práticas de mercado. Por este motivo, a conclusão desse processo sucessório também é especial para a família Sirotsky. Eduardo é neto do fundador da RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho, que, com seu irmão, Jayme Sirotsky, nosso Presidente Emérito, e com Fernando Ernesto Corrêa, foi pioneiro ao imprimir na empresa uma cultura de gestão altamente profissionalizada. A chegada da terceira geração à liderança do Grupo reforça em nós a crença na empresa familiar profissional.

Por conhecer e conviver com o Duda (é assim que todos o chamam) desde o seu nascimento, posso testemunhar ainda que, além de um qualificado profissional, Eduardo Sirotsky Melzer é um ser humano com valores pessoais muito sólidos, cultivados desde a infância junto a seus pais, os nossos queridos sócios e irmãos Carlos e Suzana Melzer. Eduardo completou 40 anos neste mês de maio e é casado com Lisandra Goulart Melzer e pai de Fernando, Felipe e Maurício.

Quero compartilhar com todos os colaboradores a nossa alegria com este movimento que certamente levará a nossa RBS a patamares ainda mais significativos, sempre preservando nossos valores empresariais e familiares.

Um forte abraço,

Nelson Sirotsky

Presidente do Conselho de Administração

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.