Disposição para comprar

Confiança do consumidor sobe 3,4% em junho

Aumento da massa salarial e baixa taxa de desemprego ainda sustentam a confiança das famílias em relação a 2011, aponta CNC

20/06/2012 | 11h16

A intenção de consumo das famílias cresceu 3,4% em junho de 2012, na comparação com o mesmo período de 2011, e caiu 0,7% em relação a maio, informou hoje a Confederação Nacional do Comércio (CNC). A análise da instituição é de que a continuidade do aumento da massa salarial e da baixa taxa de desemprego ainda sustenta a confiança das famílias em relação a 2011.

A lenta recuperação da demanda doméstica, porém, e o alto nível de endividamento pesam sobre a disposição ao consumo na análise mês a mês.

- O comprometimento da renda ainda impede maiores gastos por parte das famílias, inibindo um crescimento mais forte da intenção de consumo - disse o economista da CNC Bruno Fernandes.

Por faixa de renda, a principal contribuição negativa para o índice na comparação mensal partiu das famílias de baixa renda (até 10 salários mínimos), com recuo de 0,4%. Entre as regiões do país, o destaque foi a Centro-Oeste (-6,4%). O item com maior variação negativa, para a mesma base de comparação, foi o relativo a compras a prazo (-1,8%).

Na comparação anual, o único indicador a apresentar sinal negativo foi o de emprego atual (-0,2%) e a principal alta foi de perspectiva de consumo (6,6%).

A CNC avalia que as expectativas de melhores condições econômicas domésticas, devido a medidas fiscais e monetárias, tendem a manter a intenção de consumo em um patamar mais elevado do que a do ano anterior.

 
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