Valor calculado

Pacote de ajuda para a Espanha pode chegar a 100 bilhões de euros

Ministros das Finanças da região debatem assunto em teleconferência

09/06/2012 | 12h10
A Eurozona considera conceder à Espanha um resgate de até 100 bilhões de euros na teleconferência entre os países da união europeia iniciada neste sábado às 11h (Brasília), informou uma fonte europeia.

— Estamos considerando um resgate de até 100 bilhões de euros para o setor financeiro espanhol — afirmou a fonte.

Os ministros das Finanças do Eurogrupo se reúnem em teleconferência "para aprovar uma declaração que destaca a intenção da Espanha de solicitar ajuda, e o compromisso do Eurogrupo de proporcioná-la", disse a mesma fonte. Mas até o momento a Espanha não solicitou nada publicamente.

O governo espanhol analisava o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), que calculou em mais de 40 bilhões de euros o capital que os bancos do país necessitam, e declarou que esperava adotar uma decisão após a reunião do Eurogrupo. A imprensa acredita que as necessidades do setor bancário espanhol serão o dobro deste valor.

O primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, mencionou neste sábado que o plano de resgate para os bancos da Espanha pode superar 80 bilhões de euros.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.