Mais óleo

Petrobras descobre petróleo na Argentina

Jazida está localizada na província de Santa Cruz, a uma profundidade de 3.020 metros

26/06/2012 | 18h05

A Petrobras descobriu no sul da Argentina uma nova reserva de petróleo cujo potencial preliminar é de seis milhões de barris, anunciou o ministro do Planejamento, Julio De Vido. O poço foi descoberto pela Petrobrás a uma profundidade de 3.020 metros. A jazida está localizada na província de Santa Cruz, em um lugar denominado Estancia Água Fresca.

— Esta descoberta faz com que Argentina importe menos petróleo e é um aporte ao superávit da balança comercial — disse o ministro.

Recentemente, a Argentina nacionalizou 51% da petroleira YPF (ações que estavam em mãos da espanhola Repsol), com o argumento de que a produção de hidrocarbonetos está em queda desde 2008 no país. A YPF é a maior produtora de petróleo (41%), seguida por Panamerican Energy (17%) e Petrobras (6%) na Argentina, segundo o Instituto Argentino de Petróleo (IAP), financiado por empresas do setor. Entre os principais refinadores figuram YPF (54,6%), Shell (14,5%) e Petrobras (14%,1). A maior parte da produção de petróleo do país está concentrado no sudeste, na Cuenca Neuquina (44%) e ao extremo sul, na Cuenca del Golfo San Jorge (44%).

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.