Sem alterações

Troca de governo no Paraguai não afeta Itaipu, diz Lobão

De acordo com o ministro, a hidrelétrica é "praticamente autônoma" e gerida, ao mesmo tempo, por ambos os países, que formam de maneira equilibrada a diretoria

26/06/2012 | 11h08
Troca de governo no Paraguai não afeta Itaipu, diz Lobão  Roosewelt Pinheiro/ABR
Foto: Roosewelt Pinheiro / ABR

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta terça-feira que a mudança de governo no Paraguai não deve alterar de forma significativa as relações do Brasil com o país vizinho na usina bilateral de Itaipu. De acordo com o ministro, a hidrelétrica é "praticamente autônoma" e gerida, ao mesmo tempo, por ambos os países, que formam de maneira equilibrada a diretoria.

— A venda de energia de Itaipu é regulada por um tratado e isso não pode ser modificado, a não ser pela aprovação de ambos os parlamentos. Mesmo se o Congresso paraguaio, por absurdo, alterasse algo, isso não seria aprovado pelo Congresso brasileiro — completou Lobão, durante reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.