Sem alterações

Troca de governo no Paraguai não afeta Itaipu, diz Lobão

De acordo com o ministro, a hidrelétrica é "praticamente autônoma" e gerida, ao mesmo tempo, por ambos os países, que formam de maneira equilibrada a diretoria

26/06/2012 | 11h08
Troca de governo no Paraguai não afeta Itaipu, diz Lobão  Roosewelt Pinheiro/ABR
Foto: Roosewelt Pinheiro / ABR

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta terça-feira que a mudança de governo no Paraguai não deve alterar de forma significativa as relações do Brasil com o país vizinho na usina bilateral de Itaipu. De acordo com o ministro, a hidrelétrica é "praticamente autônoma" e gerida, ao mesmo tempo, por ambos os países, que formam de maneira equilibrada a diretoria.

— A venda de energia de Itaipu é regulada por um tratado e isso não pode ser modificado, a não ser pela aprovação de ambos os parlamentos. Mesmo se o Congresso paraguaio, por absurdo, alterasse algo, isso não seria aprovado pelo Congresso brasileiro — completou Lobão, durante reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.