Apareceu na web

Site falso mostra projeto de construção de prédios no parque da Redenção

O nome do grupo que seria responsável pelo empreendimento é usado por hackers e ativistas desde os anos 90

14/10/2013 - 19h09min
Site falso mostra projeto de construção de prédios no parque da Redenção Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução  

As redes sociais emplacaram mais uma brincadeira nesta segunda-feira. Durante o dia, redes sociais compartilharam a suposta informação de que um grupo multinacional chamado Luther Blissett iria construir um empreendimento imobiliário em Porto Alegre. Detalhe: seria erguido em pleno Parque da Redenção, mais exatamente sobre o Parque Ramiro Souto e na área onde hoje se instalam floristas e restaurantes. 

Quem busca referências sobre o nome Luther Blissett vai entender logo que a suposta iniciativa é falsa. Esse nome é conhecido por ser uma identidade adotada e compartilhada por hackers e ativistas em vários países, desde a primeira metade dos anos 90. Ele serve de pseudônimo exatamente para a divulgação de notícias falsas e boatos na web.

No site do suposto empreendimento, é possível assistir a um vídeo que mostra como seria a construção dos prédios. A página oferece até a opção de fazer contato com a empresa. O domínio www.redemptionparc.com.br está registrado e foi criado em setembro deste ano.

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) afirmou não ter conhecimento do projeto, o que confirma a pegadinha na internet.

Origem do nome

O verdadeiro Luther Blissett foi um jogador de futebol que atuou a maior parte de sua carreira na Inglaterra. Após uma boa temporada no modesto Watford, Blissett foi contratado pelo gigante italiano Milan. Contudo, ele não conseguiu repetir o bom desempenho e acabou retornando à Inglaterra.

 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.