Com demanda menor do que a esperada, a alta nos valores das diárias de hotéis da Capital durante a Copa não deve ser estratosférica: segundo estimativa do sindicato hoteleiro, o acréscimo médio deve ser de 30%, chegando a 50% próximo ao jogo Argentina x Nigéria, no dia 25 de junho.
Carlos Schmidt, presidente do Sindicato dos Hotéis de Porto Alegre (Sindpoa), considera o aumento normal em um evento do porte do Mundial - meses atrás, o sentimento na categoria era de que o valor dos leitos subiria bem mais.
- As diárias não aumentarão tanto devido à diminuição da expectativa pela procura de vagas. A baixa demanda identificada nos últimos três meses mostra um pouco da insegurança da população quanto à Copa - afirma.
Segundo Schmidt, os estabelecimentos se deram conta que a procura pelas instalações havia baixado nos últimos meses, e que poderia diminuir consideravelmente para a Copa. Com isso, resolveram oferecer valores mais acessíveis:
- Para a Copa se imaginava 20 dias (de hotéis) lotados, mas nos demos conta que muitos torcedores deverão chegar em um dia e ir embora no outro.
Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, o Sindpoa apresentou planos de capacitação para a Copa para estabelecimentos gastronômicos e da rede hoteleira da Capital. Serão oferecidos treinamentos para gerentes e demais funcionários que lidam diretamente com o público, além de cursos de língua inglesa e de informações turísticas.
Para as empresas associadas ao Sindpoa, a capacitação será gratuita - com exceção das aulas de inglês, que custarão R$ 60. Os estabelecimentos que não têm vínculo terão custos: R$ 100 pelo curso de gerência (com 8 horas de duração), R$ 150 pelo curso para técnicas de receptividade (com 12 horas de duração), e R$ 360 para as aulas de língua inglesa (com 40 horas no total).
- O objetivo da qualificação do atendimento é fazer o turista voltar à cidade e criar clientes locais assíduos durante todo o ano - afirma Sandro Zanette, vice-presidente do sindicato.
Os cursos ocorrem entre 19 de fevereiro e 15 de junho. As aulas devem abrigar 36 turmas, com estimativa de 700 participantes. Os estabelecimentos que fizerem parte das capacitações receberão um selo de qualidade. Apesar disso, não haverá um controle da satisfação dos clientes locais ou dos turistas em relação ao atendimento recebido na rede hoteleira e gastronômica de Porto Alegre.
O sindicato colocará profissionais também nos três centros de atenção ao turista do Governo do Estado - na Rodoviária de Porto Alegre, no Aeroporto Internacional Salgado Filho e em uma sede móvel. Nos locais, o público será informado sobre localização e cronograma de hotéis, bares e restaurantes.