Risco de acidente

Problema na suspensão provoca recall de mais de 100 modelos de carro

Automóveis que já saíram de fabricação, como Tempra e Besta, estão entre os modelos que podem apresentar problemas

13/02/2014 | 09h46
Problema na suspensão provoca recall de mais de 100 modelos de carro Mateus Martta Martins/divulgação
Carros antigos, como o Fiat 147, podem ter peça com problemas Foto: Mateus Martta Martins / divulgação

A Cofap Magneti Mirelli, empresa de peças automotivas, anunciou nesta quarta-feira um recall de articulações axiais, componente da direção dos veículos. São 20 mil unidades com problema, fabricadas entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2013. A peça pode se romper e dificultar a direção, causando acidentes.

No total, mais de 100 modelos, de 18 marcas, são compatíveis com as articulações axiais da empresa. Podem ter peças com problema veículos das marcas Audi, Volkswagen, Seat, Mercedes-Benz, Citroën, Fiat, Peugeot, GM, Daewoo, Ford, Honda, Iveco, Renault, Toyota, Kia, Ssangyong, Mitsubishi e Mazda. Entre os modelos, há carros que há muito tempo não são fabricados, como o Fiat 147, o Ford Del Rey e a Kia Besta. Confira aqui a lista completa de modelos que podem apresentar problema.

Recentemente, a SFK anunciou recall de uma peça do sistema de direção. 34 modelos de automóveis foram impactados, entre eles carros antigos como 147, Fiorino e Pick-Up.

O recall da Cofap atinge apenas carros que foram consertados ou receberam a peça após manutenção. Não atinge carros novos ou usados que não trocaram a peça.

A empresa avisa que, mesmo que o consumidor não saiba a marca do item trocado, como se trata de um componente de difícil identificação, deve-se procurar o mecânico ou o local da compra para a origem e a data de fabricação da peça possam ser verificados. Varejistas e mecânicos também devem checar se há unidades do recall.

A companhia disponibilizou o telefone 0800-0126327, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, além do site www.mmcofap.com.br.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.