Menos carros e motos

Vendas de veículos tiveram queda de 3,4% em dezembro, aponta IBGE

Em 2013, varejo teve o pior desempenho dos últimos 10 anos no Brasil

13/02/2014 | 10h27
Vendas de veículos tiveram queda de 3,4% em dezembro, aponta IBGE Dani Barcellos/Especial
Vendas de veículos contribuiram para o mau desempenho do varejo no ano passado Foto: Dani Barcellos / Especial

Na passagem de novembro para dezembro de 2013, seis entre as dez atividades que integram o varejo ampliado registraram recuo nas vendas, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor teve o pior desempenho dos últimos 10 anos em 2013, com alta de 4,3%.

A atividade de veículos e motos, partes e peças teve queda de 3,4%, enquanto a de materiais de construção caiu 0,2%, o que resultou em uma retração de 1,5% no varejo ampliado no período.

No conceito restrito, o recuo nas vendas foi verificado em equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-12,6%), móveis e eletrodomésticos (-3,5%), combustíveis e lubrificantes (-1,9%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,2%).

Os resultados positivos foram verificados em tecidos vestuário e calçados (0,7%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,2%) e livros, jornais, revistas e papelaria (0,2%). O varejo restrito teve queda de 0,2% em dezembro ante novembro.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.