Menos confiança na economia

Standard & Poor's rebaixa nota de crédito do Brasil para BBB-

Apesar da redução, o país continua classificado como "grau de investimento"

24/03/2014 | 18h48

A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) rebaixou, nesta segunda-feira, a nota de crédito do Brasil do grau BBB para BBB-. Apesar da redução, o país continua dentro da faixa de grau de investimento.

Uma equipe da S&P esteve no Brasil na semana do dia 10 de março, com o objetivo passar um pente-fino nas contas públicas e conversar com agentes do mercado, investidores e autoridades do governo. A missão, que começou por São Paulo, passou também por Brasília e Rio de Janeiro. Na ocasião, a força-tarefa da agência participou de encontros com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com a diretoria do Banco Central.

A agência avaliou que o país ainda é seguro para investir, mas os gastos do governo e baixo crescimento nos últimos anos levam a um aumento do risco. Em comunicado, afirmou que o rebaixamento reflete a combinação de "derrapagem orçamentária", perspectivas de "crescimento moderado nos próximos anos" e de  baixo volume de investimentos.

A nota do Brasil na classificação feita pela S&P estava em BBB desde novembro de 2011. No entanto, o rating brasileiro foi colocado pela agência em perspectiva "negativa" já no ano passado.

O que é a nota?

Agências de classificação de risco avaliam por meio de uma linguagem universal a qualidade de crédito de empresas ou países:

Rating (nota): Informa, por meio de conceitos (letras), a probabilidade do não pagamento de dívidas por empresas ou países.

Como funciona: O rating é um sistema de conceitos que varia da pior avaliação, que é D, até AAA, a melhor nota.

Aplicação: A finalidade é permitir ao investidor comparar o risco de emissor de diferentes países, ou até mesmo de um mesmo país, isolado de riscos de transferência.

Quem avalia: São três agências que avaliam o risco soberano dos títulos públicos emitidos por países: Standard & Poor's, Moody's e Fitch

Veja como funciona a divisão de notas na Standard & Poor's:

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.