RS mais justo

Das 10 cidades mais igualitárias do Brasil, 8 são gaúchas, informa pesquisa

Revista Exame divulgou ranking dos municípios que têm as mais equitativas distribuições de renda do País

25/04/2014 - 18h02min
Das 10 cidades mais igualitárias do Brasil, 8 são gaúchas, informa pesquisa Miro de Souza/Agencia RBS
São José do Hortêncio, cidade de 4 mil habitantes no Vale do Caí, é a primeira da lista Foto: Miro de Souza / Agencia RBS  

Oito cidades gaúchas constam entre as dez cidades mais igualitárias do Brasil. O ranking dos municípios que têm as mais equitativas distribuições de renda do país foi divulgado nesta sexta-feira pela Exame.com.

O primeiro lugar é de São José do Hortêncio, cidade de 4 mil habitantes no Vale do Caí. Da mesma região, Alto Feliz ocupa o terceiro lugar. Em quarto e quinto, São Vendelino e Vale Real, ambos na Serra Gaúcha. Santa Maria do Herval, no Vale dos Sinos, vem em sexto. A Serra volta a aparecer em sétimo e oitavo lugares, com Campestre da Serra e Tupandi, respectivamente. O Rio Grande do Sul encerra sua expressiva participação na lista com Morro Reuter, no Vale dos Sinos, em décimo lugar.

Só não são gaúchas a segunda e a nona colocações — respectivamente Botuverá, em Santa Catarina, e Córrego Fundo, cidade de Minas Gerais.

O ranking foi elaborado com base nos índices de Gini — cálculo utilizado para medir a desigualdade social — de cada cidade. O coeficiente apresenta dados que variam entre 0 e 1: quanto mais o município se aproxima do número 1, mais desigual é a distribuição de renda e riqueza; quanto mais próximo do zero, mais igualitária.

São José do Hortêncio é apontada pelo estudo como o melhor exemplo de igualdade social, com índice de Gini de 0,28. Na pequena cidade do Vale do Caí, não há bilionários, a taxa de analfabetismo pouco passa o 1% e praticamente todos os cidadãos, com mais ou menos renda, estudam em escola pública até o ensino médio.

Outro dado apontado pelo Instituto Ecodesenvolvimento como indicativo de que o município campeão é o mais igualitário do Brasil é a comparação de renda entre ricos e pobres. Segundo a pesquisa, os 10% mais ricos ganham 4 vezes mais que os 40% mais pobres. No Brasil, são 22,7 vezes mais.

Confira o ranking e o mapa:
1º - São José do Hortêncio (RS)
2º - Botuverá (SC)
3º - Alto Feliz (RS)
4º - São Vendelino (RS)
5º - Vale Real (RS)
6º - Santa Maria do Herval (RS)
7º - Campestre da Serra (RS)
8º - Tupandi (RS)
9º - Córrego Fundo (MG)
10º - Morro Reuter (RS)

 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.