Estudo da FEE

Rio Grande do Sul avança em indicador que mede qualidade de vida, mas educação ainda tem desempenho fraco

Estado melhorou em todos os grupos avaliados pelo Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), que teve sua metodologia revisada

03/04/2014 | 12h48

O Rio Grande do Sul melhorou em todos os grupos avaliados pelo Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) no período de 2007 a 2010, mostra levantamento da Fundação de Economia e Estatística (FEE) divulgado nesta quinta-feira. No indicador geral, em que "0" representa o pior cenário e "1", o padrão de países desenvolvidos, o Estado passou de 0,699 para 0,727 no período.

Confira o desempenho de todos os municípios do Rio Grande do Sul

A melhor pontuação está no grupo Saúde, em que os indicadores passaram de 0,788 para 0,803, considerado um índice alto. A melhora foi puxada principalmente pelo aumento da longevidade da população. No grupo Renda, o Idese passou de 0,682 para 0,724, em razão de indicadores mais favoráveis em apropriação de renda.

O indicador menos favorável é o de Educação, que passou de 0,628 para 0,654. O pior subindicador foi o grupo de escolaridade adulta, em razão do analfabetismo que ainda existe, especialmente entre a população mais idosa.

O estudo foi feito sob nova metodologia, e deixou de fora o grupo Saneamento, que anteriormente trazia os piores indicadores do Rio Grande do Sul. A escolha ocorre em razão da dificuldade em padronizar os investimentos de cada município, alega a FEE. Conforme a fundação, o indicador Saúde passou a medir o efeito do saneamento básico nas cidades.

O ranking dos municípios com melhor Idese põe na liderança cidades pequenas ou médias, com atividade industrial intensa e pequenas propriedades agrícolas, conforme o estudo. Os municípios mais avançados são Carlos Barbosa, Aratiba, Nova Araçá e Garibaldi. Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, os melhores colocados são Bento Gonçalves, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul e Passo Fundo.

Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.