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De olho no mercado do norte gaúcho, a direção do porto de Imbituba, único em Santa Catarina apto a receber grandes embarcações, planeja investimentos para tentar atrair empresas daqui, especialmente as do setor de maquinário agrícola, petroquímico, metalmecânico, automobilístico, fumageiro e de plásticos. O Tecon Imbituba, que administra o terminal, fechou contrato até 2033 com a Santos Brasil, líder no país, que já investiu R$ 440 milhões em melhorias.
O que não faltam, é claro, são atrativos. Para a Santos Brasil, o custo rodoviário cobrado das empresas é mais baixo, e a tarifa portuária é de 15% a 20% mais barata em relação ao porto de Rio Grande. Até julho, a obra de dragagem, feita por meio do PAC 2, será finalizada e o canal terá profundidade ainda maior. Na próxima semana, representantes da Santos Brasil virão a Porto Alegre e Caxias do Sul para conversar com exportadores gaúchos. Responsável por 20% da movimentação de contêineres no país, a companhia faturou R$ 1,6 bilhão no ano passado.