
Palavra pinçada do esperanto, Egali significa igualdade. Batizar uma agência de intercâmbio com um substantivo vindo de um idioma internacional planejado para facilitar a comunicação entre diferentes povos traduz a proposta e o objetivo dos empresários Cristiano Martins e Guilherme Reischl.
A partir de uma experiência própria no Exterior e uma passagem como estagiário em uma empresa da área, Cristiano percebeu ali um ótimo filão de mercado. A parceria entre os dois começou em 2008, quando uma primeira sociedade foi desfeita e Cristiano convidou o amigo Guilherme para compatilhar o desejo por desbravar o mundo e a vontade de embarcar no universo dos negócios. Na época, Guilherme trabalhava em uma multinacional e tinha potencial de crescer dentro da organização. Mesmo assim, abriu mão da carreira em plena decolagem para viver o sonho.
- Hoje passamos grande parte do nosso tempo fazendo o que mais nos realiza: viajar e prospectar novas possibilidades. Ainda temos muito chão pela frente, tenho 32 anos e meu sócio, 30. Mas, quando olho para trás, vejo o quanto já crescemos e tudo que ainda temos para conquistar - conta Guilherme.
Do primeiro escritório de 40 metros quadrados no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre, até fincar sua bandeira mundo afora - hoje a agência tem sedes em todas as capitais brasileiras, cidades do interior do país e no Exterior -,
a dupla procurou diferenciais para se destacar da concorrência.
- Nossa primeira grande decisão foi não ter franquias. A segunda inovação surgiu a partir da solicitação de alguns clientes que não se adaptavam em casas de família. Criamos, assim, as Egali House, em 2009. Os espaços acomodam grupos em quatro países e oferecem o que eles precisam: banho quente, cama confortável, internet rápida e boa localização - diz Guilherme.
No ano seguinte, mais um passo foi dado pelos empreendedores. Ao observarem o grande fluxo de pessoas que os procuravam em busca de pacotes turísticos, criaram a One Operadora - que depois se tornaria a Egali Travel. A partir dessa vertente da empresa, passaram a oferecer intercâmbios a pequenas agências e hoje trabalham também com o consumidor final.
Com o negócio consolidado entre os jovens de 13 a 25 anos - que buscam experiências de trabalho, estudo e contato com culturas diferentes, além da possibilidade de aprender a se virar sozinho - e os profissionais focados em desenvolver um idioma estrangeiro, os sócios planejam os próximos passos. Querem se tornar referência para dois novos públicos: os profissionais em ano sabático e quem planeja viagens depois da aposentadoria.
Atenção aos detalhes
-As unidades espalhadas pelo mundo são todas de administração própria. Os sócios não querem correr o risco de perder qualidade no atendimento e nos serviços prestados.
-Oferecer suporte para obtenção de visto sem despachante, orientação pré-embarque completa e acompanhamento durante o intercâmbio.
-Egali House: casas e apartamentos contratados pela agência nas cidades de Dublin, Londres, Los Angeles, Nova York, Sydney e Gold Coast que servem de residências estudantis exclusivas para os intercambistas.
-Criação de uma operadora turística, a Egali Travel, que oferece pacotes para pequenas agências e também atua diretamente com o consumidor final.
-Escritórios próprios localizados em Londres, Dublin, Sydney, Gold Coast, Vancouver e Auckland, responsáveis por prestar suporte aos intercambistas.