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Sem acordo sobre reajuste de salários e reivindicações relacionadas a vantagens, bancários de todo o país entraram em greve hoje. Apesar de o tamanho da adesão ser incerto, a paralisação faz com que clientes possam encontrar suas agências fechadas e precisem buscar meios alternativos para pagamentos e movimentações financeiras. Caixas eletrônicos, internet, telefone e correspondentes bancários são algumas das opções para os consumidores não serem afetados.
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Bancários de Porto Alegre decidem entrar em greve
A diretora executiva do Procon de Porto Alegre, Flávia do Canto Pereira, lembra que, apesar da greve, os bancos são obrigados a manter serviços mínimos. Correntistas que encontrarem suas agências fechadas podem procurar outras unidades porque nem todas podem estar fechadas. Ou então recorrer a lotéricas para pagamentos de contas. A data do vencimento de contas continua valendo, mesmo com a paralisação.
- A greve não exime os consumidores de suas obrigações - alerta Flávia.
A paralisação abrange instituições públicas e privadas. Conforme a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS), todos os 38 sindicatos de bancários confirmaram ontem à noite a adesão ao movimento.
As assembleias serviram para organizar a greve e rejeitar a proposta feita no sábado pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A entidade ofereceu reajuste de 7,35%. Para o piso, de 8%. Os bancários querem aumento salarial de 12,5% e melhores condições de trabalho.
Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), apenas 10% das transações financeiras foram feitas ano passado em agências. Em 2009, o percentual era de 16%. Internet e aplicativos dos bancos por celular foram o meio para 47% das transações em 2013.
Opções em meio à greve
Agências
Ainda não se sabe quantas vão paralisar as atividades. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recomenda o uso dos canais alternativos para a realização das transações financeiras, como caixas eletrônicos, internet banking, banco por telefone, correspondente e transferências eletrônicas de recursos via DOC ou TED.
Mobile banking
É preciso baixar o aplicativo da instituição no celular ou no tablet, a partir do site do banco ou de lojas virtuais. O serviço disponível varia conforme o banco e o relacionamento com o cliente, mas, em geral, permite pagar contas, consultar saldos, extratos e contas de investimentos e pagar títulos (boletos) via débito direto autorizado.
Por telefone
Os serviços de atendimento telefônico dos bancos não devem ser afetados pela paralisação. Pelo telefone, o cliente pode consultar saldo e fatura do cartão de crédito e pagar contas essenciais (água, luz, telefone e gás), imposto e taxas.
Saque nos caixas eletrônicos
Não há previsão de aumento do limite diário para saques por conta da paralisação. Os saques noturnos são limitados a R$ 300 nos caixas eletrônicos dentro das agências. O valor para retirada durante o dia varia por instituição financeira.
Internet banking
Pela internet, os clientes podem fazer consultas de saldo, extratos e investimentos, pagamentos de contas em geral, transferências de recursos (DOC e TED), solicitação de talão de cheques, pedido de empréstimos e recarga de celular.
Correspondentes
Estão espalhados por todo o país em supermercados, casas lotéricas e Correios. As casas lotéricas, por exemplo, funcionam durante o horário comercial.
Salários e benefícios
Caso a agência do cliente esteja fechada, pode se dirigir a casas lotéricas e Correios. O ideal é o correntista verificar no site do seu banco o endereço dos correspondentes credenciados, assim como os serviços habilitados. Nas casas lotéricas, por exemplo, é possível sacar dinheiro e benefícios, como o Bolsa Família, INSS, FGTS, seguro-desemprego e PIS.
Caixas eletrônicos
Dentro de agências, funcionam até as 22h. Em locais de grande circulação, como em lojas de conveniência, funcionam por 24 horas. Nos terminais automáticos, é possível fazer agendamento e pagamento de contas, saques, depósitos, retirada de folhas de cheque, consulta de saldo e extratos, transferências, retirada de benefícios (INSS, PIS, abono salarial, FGTS). Alguns também oferecem contratação de empréstimos pessoais, resgate de investimentos, bloqueio de cartão e solicitação de débito automático.