Negociação

Empresa mexicana fecha acordo para comprar a gaúcha Vonpar

Área de bebidas está sendo vendida. Seguirá com o grupo no RS a divisão de alimentos, que é dona das marcas Neugebauer e Mu-Mu

23/09/2016 - 09h29min | Atualizada em 23/09/2016 - 12h49min
Empresa mexicana fecha acordo para comprar a gaúcha Vonpar Félix Zucco/Agencia RBS
Foto: Félix Zucco / Agencia RBS

Conhecida como "Coca-Cola mexicana", a multinacional Femsa – maior engarrafadora independente do mundo de produtos Coca-Cola e líder de mercado da marca na América Latina —, fechou acordo para compra a gaúcha Vonpar

Os rumores de que a empresa gaúcha seria vendida já estavam circulando, mas foram confirmadas somente nesta sexta-feira em um comunicado oficial. O valor do negócio não foi divulgado, mas depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O grupo Vonpar é uma empresa familiar e tem duas divisões. A área de bebidas, que conta, além da Coca-Cola, com os sucos e chás da Leão Alimentos e Bebidas, a água Crystal e as cervejas da Heineken Brasil, está sendo vendida. Já a divisão de alimentos, que é dona das marcas Neugebauer e Mu-Mu, seguirá com o grupo gaúcho.

Leia mais:
Venda da operação da Coca-Cola no Estado passa por questão familiar

Em julho, mercado já falava sobre a venda da Vonpar para Femsa

Com a autorização da compra pelo Cade, a Femsa passará a responder por 49% da produção da Coca-Cola no país, onde já está desde 2003. A multinacional vem assumindo perfil mais agressivo nos últimos anos frente aos concorrentes: em agosto de 2013 abocanhou a Companhia Fluminense de Refrigerantes, por US$ 448 milhões, e dois meses depois assumiu a brasileira Spaipa, por US$ 1,855 bilhão. Agora, por meio da Vonpar, entra nos mercados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

— As pessoas e o grande histórico da Vonpar são muito importantes para a consolidação do crescimento dos negócios da Coca-Cola Femsa no Brasil. Estamos confiantes quanto ao intercâmbio das melhores práticas da organização e com as sinergias das áreas geográficas, estaremos consolidando nossa posição de liderança no país – diz Ian Craig, CEO da Coca-Cola Femsa Brasil.

Para o CEO da Vonpar, Ricardo Vontobel, o acordo representa o reconhecimento à história da companhia ao longo dos anos. 

— Construímos uma empresa sólida, embasada nos valores, talentos pessoais e com uma atuação muito importante dos colaboradores, para alcançar os resultados que obtivemos até agora — diz Vontobel.

Leia a íntegra do comunicado:

A Coca-Cola FEMSA, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, formalizou hoje um acordo para adquirir 100% da Vonpar, um dos maiores engarrafadores de propriedade privada do sistema Coca-Cola Brasil, por meio de sua subsidiária brasileira (Spal Industria Brasileira de Bebidas S/A).O acordo, que está pendente de ser aprovado pelo Cade – Conselho de Administrativo de Defesa Econômica – fortalece a presença da companhia na região Sul do país, estendendo sua atuação nos mercados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

A aquisição da Vonpar, empresa familiar que sempre se destacou no sistema The Coca-Cola Company pela eficiência na gestão e nos resultados, expande e fortalece o posicionamento da Coca-Cola FEMSA no Brasil. Nos últimos doze meses, a Vonpar vendeu 190milhões de caixas unitárias de bebidas, incluindo 23 milhões de caixas unitárias de cerveja, gerando aproximadamente R$ 2,026 milhõesna receita líquida e um EBITDA estimado proforma de R$ 335 milhões. 

O acordo com a Vonpar comprova a aposta da Coca-Cola FEMSA no mercado brasileiro, estendendo sua atuação para a Região Sule fortalecendo sua presença no país."As pessoas e o grande histórico da Vonpar são muito importantes para a consolidação do crescimento dos negócios da Coca-Cola FEMSA no Brasil. Estamos confiantes quanto ao intercâmbio das melhores práticas da organização e com as sinergias das áreas geográficas, estaremos consolidando nossa posição de liderança no país¿, diz Ian Craig, CEO da Coca-Cola FEMSA Brasil.

Para o CEO da Vonpar, Ricardo Vontobel, o acordo representa o reconhecimento à história da companhia ao longo dos anos. ¿Construímos uma empresa sólida, embasada nos valores, talentos pessoais e com uma atuação muito importante dos colaboradores, para alcançar os resultados que obtivemos até agora¿, diz Vontobel. 

Sobre as Empresas:

COCA-COLA FEMSA 

A Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V. produz e distribui Coca-Cola, Fanta, Sprite, Del Valle e outras bebidas de marcas da The Coca-Cola Company no México (uma parte substancial da região central do México, incluindo Cidade do México, bem como sudeste e nordeste do México), Guatemala (Guatemala cidade e arredores), Nicarágua (todo o país), Costa Rica (todo o país), Panamá (todo o país), Colômbia (maior do país), Venezuela (todo o país), Brasil (grande São Paulo, Campinas, Santos, no estado de Mato Grosso do Sul, o estado do Paraná, parte do estado de Goiás, parte do estado do Rio de Janeiro e parte do estado de Minas Gerais), Argentina (capital federal de Buenos Aires e arredores) e Filipinas (todo o país), junto com a água engarrafada, sucos, chás, isotônicos, cerveja e outras bebidas em alguns desses territórios. A Companhia tem 63 instalações de engarrafamento e serve mais de 358 milhões de consumidores através de 2.800.000 varejistas com mais de 100 mil funcionários em todo o mundo. 

Vonpar 

A Vonpar produz e distribui Coca-Cola, Fanta, Kuat, Del Valle e outras bebidas das marcas da The Coca-Cola Company que servem aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Vonpar foi fundada em 1948, produzindo e distribuindo Laranjinha, uma marca local de refrigerantes no estado do Rio Grande do Sul. Começou a distribuir os produtos Coca-Cola em 1956 e atualmente dispõe de quatro instalações de engarrafamento e cinco centros de distribuição com cerca de 4 mil funcionários,atendendo a 15,4 milhões de consumidores.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.