Mídia

Consumidores confiam mais em publicidade veiculada em jornais impressos, aponta estudo 

Pesquisa da empresa MarketingSherpa mostra que 82% dos usuários de internet nos EUA confiam mais em anúncios no papel do que em outros meios 

Por: Zero Hora
11/01/2017 - 16h54min | Atualizada em 11/01/2017 - 16h56min

Se por um lado o número de leitores digitais aumenta a cada dia ao redor do mundo, por outro o jornalismo impresso segue liderando quando o assunto se refere à confiabilidade dos anúncios comerciais.

De acordo com uma pesquisa realizada em outubro de 2016 pela empresa americana MarketingSherpa, especializada em análises de marketing, 82% dos usuários de internet norte-americanos confiam mais nas propagandas publicadas nos jornais impressos do que em qualquer outro meio na hora de decidir sobre uma compra.

A pesquisa, publicada no portal Contently.com, mostra que, ainda que as plataformas tradicionais como jornal impresso e a TV continuem perdendo espaço para os meios digitais — tendência que tem se consolidado principalmente ao longo da última década —, elas continuam mantendo um alto nível de confiabilidade quando comparadas às novas mídias. Até mesmo correspondências e campanhas de rádio são recebidas com mais confiança pelos consumidores (76% e 71%, respectivamente), quando comparadas às propagandas em celulares ou banners de internet (que contam com 39% cada).

Ainda de acordo com a reportagem, um estudo realizado no Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, da The City University of New York, que avaliou a relação dos leitores com conteúdos patrocinados, apontou que 54% dos entrevistados afirmaram que já se sentiram enganados por esse tipo de publicidade, e que 43% perderam confiança no veículo de comunicação que divulgou um conteúdo patrocinado por uma empresa com pouca credibilidade.

Já a confiança dos consumidores cresceu 41% nos veículos que publicaram este tipo de conteúdo patrocinado por empresas com credibilidade. A chave para dar segurança ao leitor, afirma o portal, é ser transparente quanto à origem do conteúdo e contar histórias verdadeiras.

Leia mais
"O jornal impresso perdeu o reinado, mas não a majestade", diz Ascânio Seleme
Publicidade, investimento que se multiplica
"A televisão está mudando", diz Simon Tunstill

* Zero Hora

 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.