Resultado

Vendas do varejo sobem 2% em novembro, aponta IBGE

Em relação a novembro de 2015, entretanto, o setor teve baixa de 3,5%

Por: Estadão Conteúdo
10/01/2017 - 11h07min
Vendas do varejo sobem 2% em novembro, aponta IBGE Maicon Damasceno/Agencia RBS
Foto: Maicon Damasceno / Agencia RBS  

As vendas do comércio varejista subiram 2% em novembro na comparação com outubro, na série com ajuste sazonal. A alta foi o desempenho mais positivo desde julho de 2013, quando o setor teve variação de 2,9%. No entanto, em relação a novembro de 2015, o varejo registrou baixa de 3,5%, conforme os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira.

Considerando apenas os meses de novembro, o varejo teve o melhor desempenho desde o ano de 2007, quando o volume vendido cresceu 2,3%. O resultado quase compensa a queda de 2,3% acumulada entre os meses de julho e outubro, ressaltou o IBGE.

Leia mais
Brasil deve crescer menos que outros emergentes, prevê Deutsche Bank
Governo quer atrair bancos estrangeiros ao país
Safra de milho tem primeiro crescimento em SC em 10 anos

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 0,6% em novembro ante outubro. Na comparação com novembro de 2015, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram baixa de 4,5% em novembro de 2016. 

Até novembro, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam queda de 8,8% no ano e recuo de 9,1% e 12 meses.

Média móvel

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito subiu 0,3% em novembro, informou o IBGE. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas teve ligeira alta de 0,1% em novembro.


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.