Japão

Diretor-executivo da Toshiba pede demissão em meio a investigação de fraude

Ações da gigante caíram 8% na Bolsa de Tóquio diante de suspeitas de escândalo contábil relacionado à subsidiária americana  Westinghouse

Por: AFP
14/02/2017 - 13h10min | Atualizada em 14/02/2017 - 13h12min

A Toshiba anunciou nesta terça-feira a demissão de seu diretor-executivo, Shigenori Shiga, em razão das enormes perdas no exercício 2016-2017 pela depreciação de ativos de sua filial nuclear nos Estados Unidos. A gigante japonesa disse estar investigando possíveis irregularidades contábeis em uma de suas operações.

Após o anúncio, que foi divulgado várias horas mais tarde em relação ao previsto, as ações do conglomerado japonês afundaram 8% na Bolsa de Tóquio, diante das suspeitas de um escândalo contábil relacionado à Westinghouse, sua companhia de energia nuclear nos Estados Unidos.

Segundo as previsões da Toshiba, as perdas líquidas serão de 390 bilhões de ienes (US$ 3,4 bilhões) no ano fiscal que termina em março, consequência da desvalorização dos ativos da Westinghouse em mais de 700 bilhões de ienes (US$ 6,3 bilhões).

Companhia japonesa havia sido envolvida em suspeitas de irregularidades em 2015 e reestruturado suas operações Foto: Yoshikazu Tsuno / AFP

A Toshiba, que em 2015 foi envolvida em um caso similar, pediu mais tempo, até 14 de março, para submeter seus resultados às instâncias reguladoras. O objetivo do adiamento é investigar possíveis manipulações contábeis em sua filial americana.

Leia as últimas notícias de Economia

Concretamente, o grupo está investigando as circunstâncias da compra por parte da Westinghouse da companhia CBI, que fabrica usinas nucleares.

A empresa também explicou que seu presidente Shigenori Shiga renunciará, embora siga na Toshiba. "Se houver a possibilidade de que os controles internos fiquem invalidados, isso pode afetar os resultados trimestrais", disse a Toshiba em um documento que explica as razões para adiar a publicação de seus resultados.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.